sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Superações

 João Bosco Leal
http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/08/05/superacoes/

Constantemente recebo e-mails mostrando pessoas com dificuldades físicas enormes e mesmo assim realizam o que muitos imaginavam ser impossível. Vídeos mostram desenhistas e pintores fazendo isso com a boca ou os pés, por não possuírem as mãos, tocando piano com os pés e diversos outros exemplos.
Pessoas amigas e até algumas desconhecidas tentavam, com esses vídeos, incentivar minha luta com um problema de locomoção que se estendeu por mais de dois anos e certamente me sentiria péssimo se não superasse aquelas minhas dificuldades, pois eram muito menores que os exemplos citados.
Assistindo a vídeos como esses, ou observando pessoas com as quais nos deparamos durante a vida, rapidamente percebemos como estamos acostumados a reclamar de tudo, de uma simples contrariedade ou de qualquer dificuldade, por menor que seja.
Reclamamos por não estarmos melhor mesmo quando estamos bem, mas nunca nos lembramos de olhar para os lados, onde notaríamos que sempre existem situações bem mais difíceis que as nossas sem fazer qualquer tipo de reclamação, mas buscando alternativas para solucionar seus problemas.
Na infância, com a educação recebida dos pais ou com influências externas, da escola ou de amigos, será formada a personalidade daquele que espera ajuda e do que busca soluções. Apesar de difícil para os pais, melhor educador é aquele que não dá tudo o que o filho quer, ou mesmo precisa, mas o ensina a buscar.
Logo no início, o filme da vida de Ray Charles mostra o sofrimento de sua mãe que, quando o filho ficou cego, não o ajudava em nada, deixando que ele, mesmo com tal dificuldade, aprendesse a conviver com seu problema.
Dizia que não podia ajudá-lo, pois certamente iria morrer primeiro e ele sofreria muito se dependesse dos outros para tudo. O resultado dessa educação foi o que todos conhecem, um dos maiores sucessos musicais norte americano de todos os tempos, que cantava e tocava piano maravilhosamente.
Outros pais pensando ajudar seus filhos fazem tudo por eles, superprotegem, não dando sequer espaço para que os mesmos aprendam e, com esse comportamento, acabam criando filhos despreparados para o mundo, que verão dificuldades em tudo e reclamarão de tudo e de todos.
Pessoas criadas dessa forma serão incapazes de procurar soluções para qualquer dificuldade que ocorrer, por simplesmente nunca terem precisado fazer esse tipo de busca. E no jogo da vida, aquele que quando cai fica sentado, olhando para os lados, não faz gols. A cada queda o jogador precisa se levantar e correr atrás da bola, para recuperá-la e novamente tentar marcar pontos.
Por outro lado, o passado não pode ser um limitador de objetivos futuros e mesmo com maior dificuldade, por sua inexperiência, aquele que nunca fez poderá realizar tarefas até então para ele desconhecidas, pois mesmo que tardiamente, os homens estão sempre prontos para aprender.
Nossos fracassos e conquistas diante das dificuldades são de nossa única responsabilidade e devem servir de exemplo para que possamos chegar onde pretendemos.
São admiráveis aqueles que nem mesmo as maiores limitações físicas conseguem impedir que façam as mudanças de curso necessárias e procurem novas alternativas para continuar suas buscas e atingir seus objetivos.
O potencial criativo e de superação do ser humano é imensurável e só é capaz de usá-lo aquele que, por algum motivo, dele necessita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO
Foi realizado com muito sucesso no dia 04 de Novembro o II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA - “POR UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS” – LOCAL: AUDITÓRIO DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO – ESCOLA NORMAL - REALIZAÇÃO: GOVERNO DE SERRA TALHADA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – no qual se fez presente na abertura o Prefeito Dr. Carlos Evandro, o Vice-Prefeito Luciano Duque, Secretário de Agricultura Rafael Fernandes, o Secretário de Educação Israel Alves que conduziu junto com sua equipe da SME, todo evento e, os Palestrantes Professor José Nivaldo Monteiro dos Santos (Tema: A Influência Comportamental no Ser Humano e Suas Implicações na Educação), Professora Francisca Raquel Cavalcanti César de Souza (Tema: Interdisciplinaridade no Cotidiano Escolar), Filósofo José Ayrton Monteiro (Tema: Ensino Integral – A nova perspectiva de organização do espaço escolar), Professora Rosaline C. P. Paixão (Tema: Indicadores de Qualidade na Educação Infantil), Professora Herica Karina Cavalcanti de Lima (Tema: Alfabetização e Letramento da Pré – Escola ao 5º Ano do Ensino Fundamental), Professor Diógenes Maclyne (Tema: Avaliações Sistêmicas Educacionais), Professor Wagner Dias Vasconcelos (Tema: A Tecnologia da Informação a Serviço do Educador), Professora Luciana Vieira Demery (Tema: Educação de Jovens e Adultos – Sucessos e Insucessos) e o Professor Paulo Roberto Souza Ramos (Tema: Educação Inclusiva). No evento se fez presente mais de 600 (seiscentos) educadores, tendo iniciado as 09h e sendo concluído as 18h30min.


Professor Nivaldo Monteiro, Prefeito de Serra Talhada Dr. Carlos Evandro, Vice-Prefeito Luciano Duque.


Professores Nivaldo Monteiro e Israel Alves - Secretário de Educação de Serra Talhada

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE OROBÓ - PE

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO  DE OROBÓ - PE
No dia 05 de Novembro de 2011, estaremos iniciando cursos de Pós-Graduação pela FACULDADE ANCHIETA, nesta cidade com apoio do Sr. Secretário de Educação do Município, Manoel Gomes Barbosa, que estava presente no Encontro do PAR - MEC em Pesqueira - PE e, em breve estarei realizando uma PALESTRA para os PROFESSORES da rede Municipal desta cidade.

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE
Capacitação para Educadores de Matemática do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal, no dia 24 de novembro de 2011, pelo PROFAE - Programa de Formação e Atualização Educacional.

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE
Palestra realizada no dia 29 de novembro de 2011 no CRAS - Serra Negra - Bezerros - PE - com a presença de jovens da comunidade e equipe profissional, Gestora, Assistente Social, Psicóloga, Professores e demais Assistentes.

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE
No dia 13 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, no – CEMAIC, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 120, aproximadamente.

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE
No dia 14 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, na ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 60, aproximadamente.

Reverência ao Destino

Reverência ao Destino
"Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião... Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer. Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias... Difícil é encontrar e refletir sobre os seus próprios erros. Fácil é fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir... Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer a verdade quando for preciso. Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a mesma... Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado... Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente conhece. Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã... Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e às vezes impetuosas, a cada dia que passa. Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar... Difícil é mentir para o nosso coração. ( ... ) ( Extraído do Livro Ágape - fls. 119/120 )

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL
José Roberval de Lima - Artista Plástico (81)91795913 E-mail: jrobeval@hotmail.com

CANTORES BEZERRENSES

CANTORES BEZERRENSES
WALTER LINS - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (081) 9660-2325

CHARLES ALEXANDRE - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (81)9124.5303 - E-mail: charles_alexandre2010@yahoo.com.br

MARCOS MONTEZ - CONTRATE, ligue para: (81)9646.6067 - (81)8825.0643 ou marcosmontez@bol.com.br