segunda-feira, 14 de março de 2011

Sonhos e desejos

João Bosco Leal
http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/03/sonhos-e-desejos.html
Quando os filhos nascem seus pais sofrem uma enorme mudança. Mudam os objetivos, os sonhos, desejos, ambições, nascem as preocupações e aumentam as responsabilidades.
Com seu crescimento desses filhos, os primeiros passos, primeiras palavras, primeiras quedas nos fazem rir. Entretanto, seus pequenos machucados nos transtornam e enchem de culpa. Aquele tombo com o consequente galo na cabeça, um corte com a necessidade de alguns pontos ou até um membro fraturado, nos levam a sentimentos de culpa, por não havê-los protegido o suficiente, e também a começar a entender que não seremos capazes de protegê-los contra tudo e contra todos.
No início da fase escolar, as pequenas brigas, apelidos, gozações e até xingamentos nos fazem querer, ou até mesmo tomar a atitude de ir tomar satisfações e fazer ameaças aos professores, diretor ou até mesmo aos pais do “agressor” de nossos filhos. É o nosso total despreparo para entender que nossos filhos começaram a viver em sociedade e isso trará uma infinidade de coisas boas, mas também ruins, durante toda a sua vida, e que eles próprios precisam aprender a conviver com isso, e a se defender quando necessário.
Em alguns casos, a ignorância ou o simples despreparo dos pais, fazem com que, nessa época, ensinem seus filhos a bater, ser agressivos, pois para estes, “bater é melhor que apanhar”, enquanto outros pais ensinam aos seus a cordialidade. Começa aí a diferença de caráter, de formação e de comportamento dos futuros adultos, que certamente levarão, para o resto de suas vidas, esses ensinamentos mais ou menos cordatos ou agressivos.
Essas crianças crescem e durante sua juventude os pais ainda podem transmitir alguns ensinamentos, algumas experiências de vida, sempre daquelas que, mesmo quando errando, pensamos ser o melhor para elas, sua vida, seu futuro. Passa o tempo e elas começam a rebelar contra tudo o que dizemos, pois somos velhos, ultrapassados, e em nosso tempo não havia sequer computadores, celulares e nunca ouvimos boas músicas.
Nada sei nem estudei sobre educação, além da experiência passada na tentativa de educar, da melhor maneira possível, e dentro da minha ótica, meus três filhos. Mas, para todos, estudiosos ou não, e em qualquer nível cultural ou econômico, a vida passa e esses filhos se casam e começam ter os próprios filhos, começando, agora eles próprios, a sentir tudo o que sentimos e, por esse motivo, invariavelmente começam a enxergar muitas coisas, ou até a própria vida, de uma maneira bem mais próxima da nossa própria visão.
Começam a entender nessa fase o que significa “amor de pai e de mãe”, que o criou, lhe deu carinho, aqueceu, alimentou, protegeu e amou sempre, em qualquer situação, quando estava certo ou errado. Começam a entender que por mais velhos, chatos e ignorantes que sejam seus pais, existem pessoas que possuem pais bem piores, que sequer quiseram conhecer seus filhos, das mães que os doaram ainda na maternidade, sem chegar a conhecê-los nem com um olhar, das que os abandonaram em sacos de lixo, dos pais bêbados, viciados, que agridem fisicamente a esposa e os filhos simplesmente por estarem bêbados ou drogados, e assim muitos outros exemplos poderiam ser dados de pais que certamente são piores que pensamos serem os nossos.
Por pior que seja um pai, desde que esteja sóbrio, longe de bebidas ou drogas das quais eventualmente possa ser usuário, não tenha a menor dúvida de que, tudo o que deseja para seu filho, é que seja melhor que ele, que obtenha a felicidade e o sucesso que ele próprio sonhou mas não obteve.

A intransigência dos mais velhos

Pelo que tenho observado no relacionamento humano, pessoas mais velhas tendem a se tornar mais intransigentes, ríspidas, ou curtas e grossas como dizem alguns, o que, muitas vezes, acaba desagradando outras.
Dias atrás ouvi de pessoas distintas, ambas com mais idade do que eu, dizerem a interlocutores: “não me traga mais problemas, não quero saber deles” e da outra, ” não me ensine mais nada, pois não quero aprender mais do que já sei”.
No primeiro caso a pessoa não pretendia saber de mais nada a respeito de determinada pessoa, próxima sua, que, como sempre, lhe dava problemas e que inicialmente ela tentava resolver, mas que, aparentemente já cansada, estava chegando à conclusão de que não seria mais capaz de mudar nada, que aquela era uma pessoa adulta, de caráter já formado e que deveria, mais cedo ou mais tarde, começar a arcar com suas atitudes, certas e erradas, pois sendo sempre ajudado, protegido por alguém, nunca aprenderia que seus comportamentos trariam sempre consequências.
No segundo caso, era sobre novas tecnologias, computadores, celulares e outros que ela já usufruía mas que não lhe interessava se aprofundar em nada daquilo, mas simplesmente utilizar o que lhe conviesse, como e-mails, Skype e jogos de passa tempo, no caso do computador, e de simplesmente poder falar ao telefone de onde estivesse, no caso do celular, sem nenhuma utilização a mais para qualquer um desses equipamentos.
Os dois casos me levaram a pensar sobre isso, e a concluir que realmente chega uma idade em que passamos a entender que o que já vivemos, e, por experiência já sabemos, já está de bom tamanho, que vivemos bem assim e que, portanto, não queremos mais nos envolver em muitas coisas que, provavelmente, nos trarão mais angústias que prazeres, nos farão mais mal do que bem.
Claro que o conhecimento nunca é demais, mas entendo que deve chegar uma idade em que não nos interessará mais aprender determinadas coisas, como cálculos no computador. Certamente iremos querer aproveitar o que a informática irá nos propiciar de melhor, dentro dos nossos interesses, para aquela idade, que certamente não serão os jogos eletrônicos, mas provavelmente roteiros de viagens, lugares, livros e cultura em geral.
Os interesses mudam muito com a idade e as pessoas com mais idade, mais vividas e, por isso mais experientes, acabam ficando normalmente mais intransigentes, simplesmente por já saberem exatamente o que querem, e o que não querem da vida.
Por esse motivo penso que devemos sempre levar em consideração, quando tratamos com os mais velhos, que sua intransigência é em defesa própria, para não ser obrigado a fazer nada que não lhe interesse ou, o que já sabe que não gerará bons resultados.
O que de melhor existe na intransigência dos mais velhos, e que deveria nos servir também de exemplo destes, é que nela não há lugar para a falsidade.

As experiências vividas e a viver

João Bosco Leal

Como consequência da necessidade física que tive de ficar parado durante dois anos e meio, sem sair de casa por qualquer motivo, seja para passear ou trabalhar, acabei passando por algumas experiências que nunca havia pensado que passaria.
Uma delas foi a de descobrir que sempre errei muito pouco em minhas análises sobre quem eram meus verdadeiros amigos, e aqueles que se aproximavam por outro motivo, qualquer que fosse, mas essas são pessoas tão pequenas que sobre elas não vale a pena sequer falar.
Com pessoas que mal conhecia e que se demonstraram muito amigas é que tive experiências inesperadas, indescritíveis e que valeram muito para meu crescimento e, certamente, também para o deles. É um crescimento como ser humano, com o que realmente vale a pena.
Além dessas experiências, tenho tido diversas outras, em relação a diversas coisas, algumas novas para mim como as redes sociais, ou escrever, do que sempre gostei, e publicar meus textos.
Sempre gostei de ler e tive a oportunidade, e tempo, de ler livros muito bons, alguns especiais mesmo. Com isso reacendeu em mim o prazer da leitura que estava meio de lado, e claro, só tenho a ganhar com prazeres como este que, além de tudo, nos dá cultura.
Após recomeçar a andar tive também outras experiências, como aquelas em uma viagem realizada a Aruba quatro meses atrás. Pude ver a diferença de meus próprios interesses, como eu observava cada detalhe de um país desconhecido, como sua cultura, economia, clima, produção e tantos outros detalhes agora importantes, e que nada importavam em viagens anteriores, quando era mais jovem e só buscava diversão, e não conhecimento.
Pude também, agora, tentar mensurar as perdas ocorridas nesse período, sejam culturais, emocionais, econômicas, produtivas e tantas outras que seria impossível descrever. São perdas irreparáveis, e imensuráveis, como o tempo perdido na convivência com meus filhos e netos, os projetos de trabalho que não foram realizados, e tantas outras coisas, mesmo as menos importantes, pois esse período não voltará jamais.
Estou também passando pela experiência que agora me parece óbvia, mas antes, provavelmente por minha imaturidade, não era, de entender que devo, cada vez mais, frequentar novos lugares e pessoas, mesmo que em pesquisas na internet ou pelas redes sociais.
Que devo deixar de levar a vida tão a sério, que as pessoas são diferentes, e nunca serão como entendemos que deveriam ser, que se comportam e tomam atitudes que nunca tomaríamos, mas que elas são outras, e não nós, e isso nunca mudará.
São conhecimentos que, mesmo que tenhamos cansado de ouvir que assim era, só adquirimos com experiências vividas, próprias, boas ou más, tristes ou felizes.
Com a idade avançando, estou aprendendo que já deveria ter feito, ou experimentado fazer, muitas coisas que antes não fazia, pois à medida que ganho experiência, um pouco mais me é revelado, e o conhecimento é a maior experiência por que pode passar o ser humano.
 

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO
Foi realizado com muito sucesso no dia 04 de Novembro o II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA - “POR UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS” – LOCAL: AUDITÓRIO DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO – ESCOLA NORMAL - REALIZAÇÃO: GOVERNO DE SERRA TALHADA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – no qual se fez presente na abertura o Prefeito Dr. Carlos Evandro, o Vice-Prefeito Luciano Duque, Secretário de Agricultura Rafael Fernandes, o Secretário de Educação Israel Alves que conduziu junto com sua equipe da SME, todo evento e, os Palestrantes Professor José Nivaldo Monteiro dos Santos (Tema: A Influência Comportamental no Ser Humano e Suas Implicações na Educação), Professora Francisca Raquel Cavalcanti César de Souza (Tema: Interdisciplinaridade no Cotidiano Escolar), Filósofo José Ayrton Monteiro (Tema: Ensino Integral – A nova perspectiva de organização do espaço escolar), Professora Rosaline C. P. Paixão (Tema: Indicadores de Qualidade na Educação Infantil), Professora Herica Karina Cavalcanti de Lima (Tema: Alfabetização e Letramento da Pré – Escola ao 5º Ano do Ensino Fundamental), Professor Diógenes Maclyne (Tema: Avaliações Sistêmicas Educacionais), Professor Wagner Dias Vasconcelos (Tema: A Tecnologia da Informação a Serviço do Educador), Professora Luciana Vieira Demery (Tema: Educação de Jovens e Adultos – Sucessos e Insucessos) e o Professor Paulo Roberto Souza Ramos (Tema: Educação Inclusiva). No evento se fez presente mais de 600 (seiscentos) educadores, tendo iniciado as 09h e sendo concluído as 18h30min.


Professor Nivaldo Monteiro, Prefeito de Serra Talhada Dr. Carlos Evandro, Vice-Prefeito Luciano Duque.


Professores Nivaldo Monteiro e Israel Alves - Secretário de Educação de Serra Talhada

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE OROBÓ - PE

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO  DE OROBÓ - PE
No dia 05 de Novembro de 2011, estaremos iniciando cursos de Pós-Graduação pela FACULDADE ANCHIETA, nesta cidade com apoio do Sr. Secretário de Educação do Município, Manoel Gomes Barbosa, que estava presente no Encontro do PAR - MEC em Pesqueira - PE e, em breve estarei realizando uma PALESTRA para os PROFESSORES da rede Municipal desta cidade.

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE
Capacitação para Educadores de Matemática do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal, no dia 24 de novembro de 2011, pelo PROFAE - Programa de Formação e Atualização Educacional.

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE
Palestra realizada no dia 29 de novembro de 2011 no CRAS - Serra Negra - Bezerros - PE - com a presença de jovens da comunidade e equipe profissional, Gestora, Assistente Social, Psicóloga, Professores e demais Assistentes.

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE
No dia 13 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, no – CEMAIC, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 120, aproximadamente.

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE
No dia 14 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, na ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 60, aproximadamente.

Reverência ao Destino

Reverência ao Destino
"Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião... Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer. Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias... Difícil é encontrar e refletir sobre os seus próprios erros. Fácil é fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir... Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer a verdade quando for preciso. Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a mesma... Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado... Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente conhece. Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã... Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e às vezes impetuosas, a cada dia que passa. Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar... Difícil é mentir para o nosso coração. ( ... ) ( Extraído do Livro Ágape - fls. 119/120 )

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL
José Roberval de Lima - Artista Plástico (81)91795913 E-mail: jrobeval@hotmail.com

CANTORES BEZERRENSES

CANTORES BEZERRENSES
WALTER LINS - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (081) 9660-2325

CHARLES ALEXANDRE - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (81)9124.5303 - E-mail: charles_alexandre2010@yahoo.com.br

MARCOS MONTEZ - CONTRATE, ligue para: (81)9646.6067 - (81)8825.0643 ou marcosmontez@bol.com.br