domingo, 20 de fevereiro de 2011

Ubiratan D`Ambrosio o Pai da Etnomatemática


Professor Nivaldo Monteiro com Ubiratan D'Ambrósio (O criador da ETNOMATEMÁTICA) - Vitória - Espírito Santo

Professor Emérito de Matemática da Universidade Estadual de Campinas / UNICAMP.
Nascido em São Paulo em 8/12/32. Bacharel e Licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1954). Doutor em Matemática pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade São Paulo (1963). Pós-doutorado na Brown University, USA, (1964-65).
Atualmente, professor do Programa de Estudos Pós-Graduados de História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / PUC; professor credenciado no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" / UNESP; professor visitante no Programa Sênior da FURB / Universidade Regional de Blumenau.
Outras funções: Presidente da Sociedade Brasileira de História da Matemática / SBHMat; Presidente do ISGEm / International Study Group on Ethnomathematics; Presidente do Instituto de Estudos do Futuro / IEF de São Paulo; pesquisador e membro do Conselho Diretor do NACE-ATC (Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão - Arte, Tecnologia e Comunicação) da Universidade de São Paulo; Membro do Conselho Diretor do Institute for Information Technology in Education (IITE), da UNESCO, sediado em Moscou (1998-2002); Membro do Conselho Científico do Museu de Astronomia e Ciências Afins / MAST, do Conselho Nacional de Pesquisas / MCT (1996-2003).
É "fellow" da American Association for the Advancement of Science / AAAS; Presidente Honorário da Sociedade Brasileira de História da Ciência / SBHC.
Foi Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário da Universidade Estadual de Campinas (1982-90), Diretor do Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação da mesma (1972-80), Coordenador dos Institutos de Pesquisa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (1988-92) e Chefe da Unidade de Melhoramento de Sistemas Educativos da Organização de Estados Americanos, Washington, DC (1980-82) e membro do Conselho da "Pugwash Conferences on Science and World Affairs" (ONG que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1995); lecionou em várias universidades do país e do exterior.
Publicações:
As mais recentes estão disponíveis neste próprio site:
http://sites.uol.com.br/vello/ubi.htm.
Livros recentes:
Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001; 112 pp.
Educação para uma Sociedade em Transição. Campinas: Papirus Editorial, 1999; 167 pp.
Temas Transversais e educação em valores humanos (co-autoras Ana Amélia Inoue e Regina de Fátima Migliori). São Paulo: Editora Fundação Peirópolis, 1999; 115 pp.

CRONOLOGIA DE VIDA E DA OBRA DE FREUD

1815
- Nascimento do pai de Sigmund, Jakob Freud, negociante de lã em Freiberg, na Moravia, a cerca de 30km sudeste de Dresden. De um primeiro casamento, Jakob teve dois filhos, Emmanuel e Philipp. Este último terá um filho, John, um ano mais velho que Sigmund.

1855
- Jakob Freud se casa em segundas núpcias com Amália Nathansohn, que morreu aos 95 anos, originária de Brody, cidade situada no noroeste da Galícia, próximo da fronteira russa, e cujo primeiro filho, Julius, morreu aos oito meses; a ele se seguiram Sigmund, depois cinco mulheres e mais um homem; a filha mais velha, Anna (nome que será também o da filha mais velha de Freud), era dois anos e meio mais nova que Sigmund e outro rapaz, dez anos mais novo.

1856
- Em 6 de maio nasce Sigmund Freud, o fundador da psicanálise e autor da obra A Interpretação dos Sonhos, na cidade Freiberg, Morávia (hoje Pribor), na atual República Tcheca, então parte do Império Austríaco.
- Filho de Jacob Freud, e de Amalia Nathanson, sua terceira esposa, é registrado com o nome Schlomo Sigismund.
 - Aos 22 anos ele muda o prenome para Sigmund. Segundo o costume de certas famílias judaicas, ele teria recebido também um segundo prenome: Schlomo.
- Quando Freud nasceu, já tinha dois meio-irmãos de 20 e 24 anos, vindos do primeiro casamento do pai. Esses meio-irmãos tinham mais ou menos a mesma idade da mãe de Freud.

1860
- A família se instala em Viena.

1865
- Entrada de Sigmund no Gymnasium (escola secundária) com um ano de antecedência.

1873
- Aprovado, brilhantemente, nos exames de conclusão dos estudos secundários, Freud ingressa na Universidade de Viena para estudar medicina. Forma-se oito anos depois.
- Freud descobre o anti-semitismo. Lê Goethe.
- Nasce o psiquiatra e psicanalista húngaro Sandor Ferenczi, que virá a ser o discípulo preferido de Freud e também o clínico mais talentoso da história do freudismo.
- Nasce também Juliano Moreira, médico baiano que, depois de se formar em psiquiatria dinâmica na Europa, será um dos introdutores das idéias freudianas no Brasil.

1874
- Publicação por Brücke de suas conferências sobre fisiologia, no espírito fisicalista de Helmholtz e de seu grupo.


1875
- Freud viaja a Manchester, onde encontra o meio-irmão Philipp e a sobrinha Pauline.
- Nasce o psiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica Carl Gustav Jung. Fundador da escola de psicoterapia, especialista em psicoses e interessado pelo orientalismo, sua obra será tão abundante quanto à de Freud.

1876
- Freud desenvolve trabalhos em neurologia e fisiologia. Pesquisas em Trieste sobre as glândulas sexuais das enguias.
- Entra para o laboratório de Brücke para estudar o sistema nervoso dos peixes.
- Acompanha seu curso sobre a fisiologia da voz e da linguagem.
- Assiste também em Viena às aulas de Brentano, curso de filosofia obrigatório para os estudantes de medicina (teórico do conceito de consciência).

1878
- Conhece Josef Breuer.
- Estudos de neuropsiquiatria infantil

1879
- Freud freqüenta os cursos de psiquiatria de Theodor Meynert, cuja tendência teórica reflete-se no subtítulo de sua obra Psychiatrie, publicada em Viena em 1890: “Conferências clínicas sobre a psiquiatria segundo fundamentos científicos, para estudantes de medicina, juristas e psicólogos”.
- Nasce o psiquiatra e psicanalista inglês Ernest Jones, de grande importância para a história política do freudismo. Será o fundador da psicanálise na Grã-Bretanha e criador do Comitê Secreto, círculo formado por discípulos de Freud para discussões de temas ligados à psicanálise. Pioneiro da historiografia psicanalítica e da tradução inglesa da obra freudiana. Terá uma longa correspondência de 671 cartas com Freud. Fará um grande trabalho de implantação das idéias freudianas no Canadá e nos EUA.

1880
- Breuer inicia o tratamento de Bertha Pappenheim, que, sob o pseudônimo de Anna O., será também a primeira paciente histérica de Freud.
- Por iniciativa do filósofo e helenista Theodor Gomperz, que coordena a edição alemã de John Stuart Mill, Freud traduz quatro ensaios deste autor sobre a questão operária, a emancipação das mulheres, o socialismo e Platão.

1881
- Freud conclui o curso de medicina.

1882
- É criada uma cátedra de clínica de doenças nervosas, da qual o médico e fisiologista francês Jean Martin Charcot é o titular. A neurologia passa assim a ser reconhecida como uma disciplina autônoma pela primeira vez. Charcot, ligado à história da histeria, da hipnose e das origens da psicanálise, é o último grande representante da psiquiatria dinâmica.
- Freud conhece a sua futura esposa, Martha Bernays, da família de um comentador da Poética de Aristóteles, Jacob Bernays, interessado sobretudo na reconstituição dos textos antigos sobre a catarse.
- Breuer fala com Freud sobre o caso de Anna O.

1883
- Freud ingressa no serviço de psiquiatria de Meynert.

1884
- Freud realiza pesquisas sobre a cocaína e descobre as propriedades analgésicas. Faz experiências consigo mesmo e com o amigo Fleischl.

1885
- Freud é nomeado “Privatdozent” e ganha uma viagem de estudos, escolhendo Paris para iniciar um estágio com Charcot na Salpêtrière. Este terá papel fundamental na formação do jovem Sigmund. As várias cartas que trocaram estão traduzidas no livro "Lições da terça-feira".

1886
- Freud volta a Viena, onde se estabelece como médico e dirige o Departamento de Neurologia, primeiro instituto público para crianças. Entre 1886 e 1890 exerce medicina como especialista em doenças nervosas.
- Em setembro, Freud se casa com Martha Bernays, com quem terá 6 filhos.
- Em 15 de outubro fez uma conferencia sobre histeria masculina na Sociedade dos Médicos.
- Traduz as “Lições de terça-feira de Charcot”.
- Estudos de neuropsiquiatria infantil.

1887
- Conhece Fliess.
- Pratica hipnose.
- Reside na França, em Nancy, para trabalhar com Bernheim.

1888
- Publica a tradução das “Leçons sur lês maldadies du système nerveux”, de Charcot.

1889
- Freud inicia estudos com hipnose e publica a tradução de “De la suggestion et de sés applications à la thérapeutique”, de H. Bernheim.

1890
- Escreve “Tratamento psíquico (ou mental)”.
- Pratica com seus pacientes o método catártico.

1891
- Instala seu consultório na Berggasse, em Viena. Freud ficaria ali por quase cinqüenta anos, até sua partida para a Inglaterra.

1892
- Freud elabora o método das associações livres (técnica usada pela psicanálise na qual o paciente deve esforçar-se a dizer tudo que lhe vier à cabeça, principalmente aquilo que ele se sinta tentado a omitir).


1893
- Início da correspondência entre Freud e Wilhelm Fliess, seu amigo íntimo e médico voltado a estudos relacionados à sexualidade. A correspondência entre eles terá uma enorme importância no desenvolvimento de teoria psicanalítica de Freud.
- Redação, com Breuer, a “Comunicação preliminar” aos “Estudos sobre a histeria”.
- Artigo necrológico sobre Charcot, que faleceu em 16 de agosto deste ano.
- Publicação em francês, na “Revue Neurologique”, do artigo “Alguns pontos para um estudo comparativo da paralisia motoras orgânicas e histéricas”.
- Descoberta dos conceitos de defesa e recalcamento ou repressão.

1894
- Publica “As psiconeuroses de defesa” e sua tradução das “leçons du mardi”, de Charcot.
- Rompimento com Breuer.
- Descoberta do conceito de transferência.

1895
- Freud faz a primeira interpretação de um sonho seu: "A injeção de Irma", que parece ser a encenação de um romance familiar das origens e da história da psicanálise.
- Publica originalmente em francês “Obsessões e fobias”.
- Nasce em dezembro seu quinto filho, Anna Freud, a filha mais velha, que se tornará psicanalista e fundará sua própria corrente. Se tornará uma célebre psicanalista de crianças.
- Concepção do “Projeto para uma psicologia científica”.

1896
- Surge pela primeira vez o termo psicanálise, para nomear um método específico da psicoterapia.
- No mesmo ano, a correspondência entre Fliess e Freud apresenta a expressão "aparelho psíquico" e seus três componentes: consciente, pré-consciente e inconsciente.
- Publicação de “Novos comentários sobre as psiconeuroses de defesa”.
- Morre o pai de Freud, Jakob Freud.
- Entre 1896 e 1907, Freud viaja à Itália muitas vezes, para passar suas férias de verão.

1897
- Através de correspondência com Wilhelm Fliess, Freud inicia o que ele chamaria de sua auto-análise.
- Freud escreve a Fliess dizendo que está abandonando a teoria da sedução, segundo a qual a principal causa das neuroses são os traumas causados nas crianças pelos adultos.
- Freud começa a redigir A Interpretação dos Sonhos. Primeira teoria do aparelho psíquico como um aparelho reflexo. Descobre o inconsciente como um sistema.
- Descobre o conceito do Édipo, tendo a primeira interpretação de Freud da tragédia de Édipo Rei, de Sófocles.

1898
- Realiza uma conferência sobre “A sexualidade na etiologia das neuroses”.

1899
- Publicação de A Interpretação dos Sonhos, de Freud (sua edição, porém, é datada de 1900).

1900
- Em outubro inicia a análise de Dora (Caso de histeria e a questão da transferência).
- Nasce o médico fundador da Sociedade Brasileira de Psicanálise, Durval Ballegardi Marcondes. Marcondes toma conhecimento das obras de Freud aos 20 anos.

1901
- Nasce o psiquiatra e psicanalista francês Jacques Lacan, responsável por reformular a obra freudiana, dando-lhe um caráter mais filosófico e tirando-lhe o substrato biológico. Lacan elaborará inúmeros conceitos (imaginário, simbólico, real, significante, sujeito, psicologia dos povos) que enriquecerão as formulações clínicas. Será considerado o único verdadeiro mestre psicanalista da França.
- Freud publica: “A psicopatologia da vida cotidiana”, “Sobre os sonhos” e faz uma viagem a Roma.

1902
- Criada a primeira sociedade psicanalista do mundo, em Viena, com o nome de Sociedade Psicológica das Quartas-Feiras.
- Freud faz uma viagem à Nápoles.
- Steckel, um discípulo de Freud, começa a praticar a psicanálise.

1903
- Freud analisa uma criança de 5 anos. É a primeira psicanálise feita em crianças.
- Descoberta da primeira teoria das pulsões: pulsão sexual e pulsão do Eu.

1904
- Faz uma viagem a Atenas, Grécia e a Acrópole.
- Inicia correspondência com Eugen Bleuler em Zurique e escreve “Sobre a psicoterapia”.

1905
- Freud publica: “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”, “Fragmento da análise de um caso de histeria” (caso Dora), “Os chistes e sua relação com o inconsciente”, “A psicanálise e a determinação dos fatos nos processos jurídicos” (baseado em conferência feita em Viena em junho de 1905 para estudantes de direito).
- Conhece Jung.
- Descoberta dos estádios de desenvolvimento da sexualidade infantil.

1906
- Início das correspondências entre Freud e Jung. Amigo e discípulo de Freud até 1913, Jung estabelece com ele uma forte correspondência que chegou a 359 cartas. Jung já tinha uma concepção de inconsciente e do psiquismo quando decidiu se aproximar de Freud. O que o levou ao pai da psicanálise foi o fascínio por uma obra na qual acreditava encontrar a confirmação de suas hipóteses sobre as idéias fixas subconscientes, as associações verbais e os complexos.

1907
- Jung cria a Sociedade Freud em Zurique. Mais tarde, esta se torna a Associação Psicanalítica de Zurique.
- Freud publica: “O esclarecimento sexual das crianças”, “Delírios e sonhos na Gradiva de Jensen” e “Atos obsessivos e práticas religiosas”.
- Visita Carl Gustav Jung. Conhece Karl Abraham.

1908
- Sandor Ferenczi visita Freud pela primeira vez, depois de ler A Interpretação dos Sonhos. A partir deste encontro, trocam cerca de 1.200 cartas durante 25 anos.
- Acontece o Primeiro Congresso Internacional de Psicanálise em Salzburgo, com o título: "Encontro dos psicólogos freudianos". Neste congresso, em que 42 membros de 6 países estiveram presentes, Freud encontra-se com Ernest Jones pela primeira vez.
- Acontece também o Primeiro Congresso sobre Psicanálise em Salzburgo, Áustria. Hermine von Hug-Hellmuth se torna a primeira mulher psicanalista de crianças.
- Freud publica: “Sobre as teorias sexuais das crianças”, “Escritores criativos e devaneio”, “Caráter e erotismo anal” e “Moral sexual civilizada e doença nervosa moderna”.
- Visita de Sándor Ferenczi.
- Descoberta do complexo de castração.

1909
- Viagem aos Estados Unidos na companhia de Jung e Ferenczi.
- Realiza cinco conferências de iniciação na psicanálise, na Universidade Clark (as Cinco lições de psicanálise).
- Freud publica : “Análise de uma fobia em um menino de cinco anos” (Pequeno Hans), “Notas sobre um caso de neurose obsessiva” (Homem dos Ratos) e “Romances familiares”.

1910
- Criada a a International Psychoanalytical Association (IPA), no II Congresso Internacional de Psicanálise de Nuremberg, sendo Carl Jung eleito seu primeiro presidente. A IPA virá a ser uma organização internacional responsável por reunir as sociedades de diferentes países. - O médico chileno German Greve apresenta as teses freudianas pela primeira vez na América Latina, em um congresso de medicina em Buenos Aires.
- Freud publica : “Um tipo especial de escolha de objeto feita pelos homens”, “Psicanálise selvagem ou silvestre” , “As perspectivas futuras da terapia psicanalítica”, “A significação antitética das palavras primitivas”, “Cinco lições de psicanálise” e “Leonardo da Vinci e uma lembrança da sua infância” (inicio dos estudos da neurose à psicose) .
- É realizado o Congresso de Weimar.
- Acontece a renúncia de Alfred Adler da Sociedade Psicanalítica de Viena.

1911
- Freud publica: “Formulações sobre os dois princípios do funcionamento mental”, “Notas psicanalíticas sobre um relato autobiográfico de um caso de paranóia” (Dementia paranoides, caso Schreber).
- Descobre o conceito de narcisismo, graças ao estudo da psicose paranóica.

1912
- Ernest Jones cria a American Psycoanalytic Association (APsaA).
- Freud publica : “O manejo da interpretação de sonhos na psicanálise”, “A dinâmica da transferência”, “Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise”, “Totem e tabu”, “Sobre a tendência universal à depreciação na esfera do amor” e “Uma nota sobre o inconsciente na psicanálise”.

1913
- Início do conflito entre Jung e Freud, após Jung tentar convencer Freud a dessexualizar sua doutrina. O conflito resultará, na ruptura definitiva entre eles.
- É fundada a “Zeitschrift für Psychoanalyse”.
- Freud publica : “O interesse científico da psicanálise”, “Duas mentiras contadas por crianças”, “O tema dos três escrínios” e “A disposição à neurose obsessiva”.
- Ferenczi funda a Sociedade de Budapeste.
- Ernest Jones funda a Sociedade de Londres.

1914
- Jung deixa a presidência da Associação Internacional. Freud escreve : “A história do movimento psicanalítico”, “Sobre o narcisismo: uma introdução” e “Moisés de Michelangelo”.

1915
- Freud publica: “Um caso de paranóia que contraria a teoria psicanalítica da doença”, “As pulsões e suas vicissitudes”, “Observações sobre o amor transferencial” (Novas recomendações sobre a técnica da psicanálise III), “Reflexões para os tempos de guerra e morte”, “O inconsciente” e “Recalcamento ou Repressão”.

1916
- Freud publica: “Alguns tipos de caráter encontrados no trabalho psicanalítico” e “Sobre a transitoriedade”.

1917
- Freud publica : “Conferências introdutórias sobre psicanálise”, “Luto e melancolia”, “As transformações da pulsão exemplificadas no erotismo anal” (As transformações do instinto exemplificadas no erotismo anal), “Suplemento metapsicológico à teoria dos sonhos”, “Uma dificuldade no caminho da psicanálise”, e “Tabu da virgindade”.

1918
- Freud publica : “História de uma neurose infantil” (Homem dos Lobos).

1919
- Freud publica: “O estranho”, “Bate-se numa criança” (Uma criança é espancada), “Sobre o ensino da psicanálise nas universidades” e “Introdução a psicanálise e as neuroses de guerra”.

1920
- A filha mais velha de Freud, Sofia, veio a falecer e depois o seu neto, filho de Sofia.
- Freud publica: “Memorando sobre o tratamento elétrico dos neuróticos de guerra”, escrito para o processo movido contra Wagner-Jauregg, “Mais-além do princípio do prazer”.
- Fundação da policlínica de Berlim e do “International Journal of Psychoanalysis”.
- Segunda teoria do aparelho psíquico: Isso (Id), Eu (Ego), Supereu (Superego) e Mundo externo.
- Segunda teoria das pulsões: pulsão de vida e pulsão de morte.
- Além do princípio do prazer. Descobre o conceito de compulsão à repetição.

1921
- No Brasil, em São Paulo, Durval Marcondes começa a se orientar para a psicanálise.
- Freud publica : “Psicologia das massas e análise do eu” (Psicologia de grupo e a análise do ego).

1922-23
- Constata um câncer no maxilar de Freud, o que o leva a 33 cirurgias e a perder o maxilar superior, tendo de instalar aí uma prótese para separar a boca. Primeira difusão das obras de Freud em espanhol na América Latina.
- Freud publica “O eu e o isso” (O Ego e o Id), “Observações sobre a teoria e a prática da interpretação de sonhos”, “Dois verbetes de enciclopédia” (“Psicanálise” e “Teoria da libido”), “Uma breve descrição da psicanálise”, “A dissolução do complexo de Édipo”.
- Surgem os primeiros sinais de câncer de boca (mandíbula). Primeira cirurgia.
- Instauração do conceito de falo.
- Morre o seu neto “mais amado”, Heinz.
- Importância do conceito do Isso (Id) como o campo mais impessoal e mais estranho ao Eu (Ego).

1924
- A Sociedade Psicanalítica de Moscou passa a ser filiada à IPA, apesar de não receber o apoio de Ernest Jones.
- A filiação é defendida por Freud desde 1922.
- Freud publica: “O problema econômico do masoquismo”, “As resistências à psicanálise”.

1925
- Instauram-se as regras da psicanálise didática, que devem ser seguidas por todos os integrantes da IPA.
- Freud publica a sua auto-biografia, “Uma nota sobre o Bloco Mágico”, “A denegação”.
-Morre Karl Abraham.

1926
- Freud publica : “A questão da análise leiga”, “Inibições, sintomas e angústia” (Inibições, sintomas e ansiedade) e “Psicanálise”.
- Fundação da Sociedade Psicanalítica de Paris.

1927
- Durval Marcondes e Franco da Rocha criam, em São Paulo, a Sociedade Brasileira de Psicanálise, a primeira sociedade freudiana da América Latina.
- Inicia-se o conflito entre europeus e americanos quanto à admissão de não-médicos na IPA. Freud publica: “Fetichismo”, “O futuro de uma ilusão”.

1928
- O conflito leva à fundação da Associação Médica de Psicanálise em Paris, reservada apenas aos médicos. A Associação jamais se filiará à IPA.
- Publicação da primeira revista brasileira de psicanálise, sob responsabilidade de Durval Ballegardi.
- Freud publica: “Dostoievski e o parricídio”.

1929
- A Sociedade Brasileira de Psicanálise é admitida na IPA. Freud publica: “O mal-estar
na cultura” (O mal-estar na civilização).
- Freud rompe com Ferenczi.

1930
- Morre a mãe de Freud.

1931
- Freud publica : “Sexualidade feminina”.
- Agravamento do câncer da mandíbula.

1932
- Freud publica : “Novas conferências introdutórias sobre a psicanálise”, “A aquisição e o controle do fogo”, “Por que a guerra?”, carta a Einstein publicada em 1933, em alemão, inglês e francês pelo Instituto Internacional de Cooperação Intelectual.

1933-1939
- A terminologia freudiana é banida do vocabulário da psiquiatria e da psicologia da Alemanha. A psicanálise é considerada como uma ciência judaica. Neste período há uma grande emigração de psicanalistas alemães para a Argentina, Inglaterra e Estados Unidos.
-Os livros de Freud são queimados na Alemanha.

1934
- Jung é denunciado por excluir judeus de uma sociedade composta por psiquiatras e psicoterapeutas. É o início da polêmica da adesão de Jung ao nazismo.

1935
- Muitos titulares judeus de sociedades de psicanálise têm que se demitir para "salvar a psicanálise na Alemanha".

1936
- Adelheid Lucy Koch vem ao Brasil. Ela é a primeira psicanalista didática, responsável por iniciar Durval Marcondes e outros na psicanálise. Também contribuirá para que a Sociedade Brasileira de Psicanálise seja reconhecida pela IPA.
- Freud publica: “Um distúrbio de memória na Acrópole”.
- Em maio comemora 80 anos, bodas de ouro.

1937
- Freud publica: “Análise terminável e interminável”.

1938
- O Anschluss: Roosevelt e Mussolini intervêm em favor de Freud.
- Fugindo do nazismo, fixa residência em Londres com a esposa e filhos. Com a ascensão do nazismo, os seus livros são queimados em praça pública.
- Os nazistas revistam sua casa e levam seus objetos de coleção de antiguidades.
- Freud publica : “Construções em análise”, “Um esboço de psicanálise”.

1939
- Publicação do final de “Moisés e o monoteísmo”.
- Aos 83 anos, em 23 de setembro, Freud morre de um câncer de mandíbula, do qual padeceu durante 16 anos.

1951
- Morre Martha Freud.

http://www.ebp.org.Br


Jovem de 19 anos viciada em comer sabão

Mas não ocorreu outra ideia de jerico a Tempestt do que meter os dedos na caixa de sabão em pó e, ato seguido, lamber os dedos:
- Eu toquei de leve o pó sobre minha língua e tinha um gosto tão doce e salgado ao mesmo tempo", diz a jovem.
Apesar de saber que aquele material era perigoso à saúde, ela ficou viciada e não podia ficar longe de uma caixa de sabão em pó. Antes de conhecer este vício, Tempestt começou a lamber as bolhas de sabão da sua pele quando estava debaixo do chuveiro, dava pequenas mordidelas no sabonete e ficava chupando como se fosse bala. Ela devia se sentir mais limpa se lavando por dentro, tanto que chegava a usar 5 barras de sabonete por semana.
Depois de seis meses do início de seu vício em saponáceos, Tempestt finalmente percebeu os perigos aos quais estava se expondo e decidiu buscar ajuda médica. Ela foi diagnosticada imediatamente com Pica (não pense bobagem), uma condição rara que faz com que as pessoas tenham vontade de comer substâncias não nutritivas como metal, giz e até mesmo areia. Normalmente é causado por deficiência mineral, mas no caso de Tempestt o motivo foi a depressão. O namorado havia terminado o namoro com ela poucos meses antes.
Tempestt fez um tratamento intensivo de terapia cognitiva de comportamento para ajudar a pensar em coisas positivas quando tivesse vontade de comer sabão e também a dar longos passeios evitando, é lógico, lugares onde pudesse encontrar sabão ou detergente.
Tempestade Henderson está "limpa" desde setembro de 2010 e espera nunca mais ceder a tentação de comer sabonete ou sabão em pó novamente, mas ela sabe que enfrentará um longo caminho até a total recuperação.

Fonte: Daily Mail




SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO
Foi realizado com muito sucesso no dia 04 de Novembro o II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA - “POR UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS” – LOCAL: AUDITÓRIO DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO – ESCOLA NORMAL - REALIZAÇÃO: GOVERNO DE SERRA TALHADA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – no qual se fez presente na abertura o Prefeito Dr. Carlos Evandro, o Vice-Prefeito Luciano Duque, Secretário de Agricultura Rafael Fernandes, o Secretário de Educação Israel Alves que conduziu junto com sua equipe da SME, todo evento e, os Palestrantes Professor José Nivaldo Monteiro dos Santos (Tema: A Influência Comportamental no Ser Humano e Suas Implicações na Educação), Professora Francisca Raquel Cavalcanti César de Souza (Tema: Interdisciplinaridade no Cotidiano Escolar), Filósofo José Ayrton Monteiro (Tema: Ensino Integral – A nova perspectiva de organização do espaço escolar), Professora Rosaline C. P. Paixão (Tema: Indicadores de Qualidade na Educação Infantil), Professora Herica Karina Cavalcanti de Lima (Tema: Alfabetização e Letramento da Pré – Escola ao 5º Ano do Ensino Fundamental), Professor Diógenes Maclyne (Tema: Avaliações Sistêmicas Educacionais), Professor Wagner Dias Vasconcelos (Tema: A Tecnologia da Informação a Serviço do Educador), Professora Luciana Vieira Demery (Tema: Educação de Jovens e Adultos – Sucessos e Insucessos) e o Professor Paulo Roberto Souza Ramos (Tema: Educação Inclusiva). No evento se fez presente mais de 600 (seiscentos) educadores, tendo iniciado as 09h e sendo concluído as 18h30min.


Professor Nivaldo Monteiro, Prefeito de Serra Talhada Dr. Carlos Evandro, Vice-Prefeito Luciano Duque.


Professores Nivaldo Monteiro e Israel Alves - Secretário de Educação de Serra Talhada

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE OROBÓ - PE

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO  DE OROBÓ - PE
No dia 05 de Novembro de 2011, estaremos iniciando cursos de Pós-Graduação pela FACULDADE ANCHIETA, nesta cidade com apoio do Sr. Secretário de Educação do Município, Manoel Gomes Barbosa, que estava presente no Encontro do PAR - MEC em Pesqueira - PE e, em breve estarei realizando uma PALESTRA para os PROFESSORES da rede Municipal desta cidade.

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE
Capacitação para Educadores de Matemática do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal, no dia 24 de novembro de 2011, pelo PROFAE - Programa de Formação e Atualização Educacional.

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE
Palestra realizada no dia 29 de novembro de 2011 no CRAS - Serra Negra - Bezerros - PE - com a presença de jovens da comunidade e equipe profissional, Gestora, Assistente Social, Psicóloga, Professores e demais Assistentes.

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE
No dia 13 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, no – CEMAIC, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 120, aproximadamente.

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE
No dia 14 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, na ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 60, aproximadamente.

Reverência ao Destino

Reverência ao Destino
"Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião... Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer. Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias... Difícil é encontrar e refletir sobre os seus próprios erros. Fácil é fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir... Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer a verdade quando for preciso. Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a mesma... Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado... Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente conhece. Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã... Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e às vezes impetuosas, a cada dia que passa. Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar... Difícil é mentir para o nosso coração. ( ... ) ( Extraído do Livro Ágape - fls. 119/120 )

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL
José Roberval de Lima - Artista Plástico (81)91795913 E-mail: jrobeval@hotmail.com

CANTORES BEZERRENSES

CANTORES BEZERRENSES
WALTER LINS - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (081) 9660-2325

CHARLES ALEXANDRE - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (81)9124.5303 - E-mail: charles_alexandre2010@yahoo.com.br

MARCOS MONTEZ - CONTRATE, ligue para: (81)9646.6067 - (81)8825.0643 ou marcosmontez@bol.com.br