sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Escolhas e resultados

João Bosco Leal
http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/07/25/escolhas-e-resultados/
Na juventude é muito comum que os jovens estejam perdidos, sem saber o que querem, para onde estão caminhando e com qual objetivo de vida. Escolher a própria profissão é um dilema para os pré-vestibulandos e para muitos que inclusive já passaram dessa fase, mas não se encontraram na profissão que escolheram.
Alguns abandonam o curso e retornam aos cursinhos em busca de outra opção, mas alguns, mesmo percebendo o erro já na faculdade permanecem onde já estão e acabam, por esse motivo, perdendo a oportunidade de um futuro provavelmente bastante promissor se fizessem o que realmente gostariam de fazer.
Optando pelo mais fácil, pela acomodação, pelo medo de dar um passo atrás e recomeçar, esses jovens acabam selando assim, para sempre, suas possibilidades de realização profissional. Muitas coisas podem estar envolvidas no abandono de um curso e a tentativa de entrar em outro, como a perda de no mínimo um ano, os custos de novas aulas preparatórias e as possibilidades de suportar financeiramente isso.
Nesse momento, independentemente das dificuldades ou facilidades, começam ser notadas as verdadeiras diferenças entre os futuros vencedores, os acomodados e os perdedores, não importando a educação dada pelos pais, o nível social, econômico e cultural desse jovem, é das profundezas de seu ser que surgem sua fraqueza ou força, determinação.
Muitos fazem sua escolha pela perspectiva de retorno financeiro e não pela realização profissional, procurando, dentro daquela opção, uma faculdade menos exigente, que permita sua formatura com menos estudos, mesmo sabendo que não terá o mesmo preparo daqueles que estudam muito por terem escolhido faculdades que exigem bastante, mas preparam bem seus alunos.
As consequências para esse grupo puderam ser observadas recentemente, na última prova da Ordem dos Advogados do Brasil realizada em dezembro de 2010 quando, de um total de 116 mil inscritos, apenas 9,74% conseguiram ser aprovados e como resultado, 90,23% deles serão simplesmente bacharéis, mas não advogados.
Acaba aí o sonho de possuir um grande escritório, advogar para grandes empresas, por grandes causas e ganhar muito dinheiro. Essa realização fica para aqueles advogados, médicos, engenheiros ou qualquer outro profissional que anos antes fizeram outra escolha, por aquelas universidades mais exigentes, tiveram que estudar muito, mas foram contratados antes mesmo de terminar o curso.
Algumas crianças já demonstram estilos de comando diante de outras da mesma faixa etária, ou até mais velhas e nenhuma situação ou obstáculo é capaz de detê-las, pois sempre estão dispostas a buscar alternativas para conseguir o que almejam. Outras aceitam tudo e participam do enorme grupo que segue o líder, aceitando todas as determinações deste, sem sequer questionar os rumos que estão sendo tomados.
A maioria das pessoas normalmente está sempre à deriva e se deixa levar por uma simples brisa, uma moda, por mais momentânea que seja, mas que esteja sendo bastante utilizada por outros. Procedem assim com suas roupas, livros que lêem, locais que frequentam e na escolha de suas profissões, sempre seguindo o que a maioria está fazendo.
Com esse comportamento se misturam a todos, falam dos mesmos assuntos, vão aos mesmos lugares e conhecem as mesmas pessoas, o que facilita sua convivência nesse grupo social, o da grande maioria, que muitas vezes faz gozações com os que não estão naquela festa por estarem estudando.
Aqueles que se desviam da rota, se envolvem com assuntos diversos que sempre estão ao nosso lado, costumam se perder e normalmente não conseguem reencontrar o caminho que os levaria ao sucesso. Não se alcança nenhum objetivo com nossos passos sendo dados em uma direção, se a mente está determinando outro caminho, mudando o rumo.
Os que mantêm em mente objetivo específico que possuem, sabem exatamente o que querem, lutam incansavelmente por isso, ultrapassam os obstáculos existentes e nada que em algum momento os desvie do caminho será capaz de evitar que rapidamente retomem a direção para chegar como e onde pretendem, tornando praticamente certo seu alcance.
Todos nascem com o mesmo poder de escolher, individualmente, como, para onde e quando irão. A opção de ser um vencedor ou continuar na multidão só depende de você.

A humildade e a arrogância

João Bosco Leal
http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/07/29/a-humildade-e-a-arrogancia/
Um amigo de infância me enviou um e-mail com um vídeo de um jovem que se apresentou em um programa de jurados e na mensagem anexa, sugeria que eu escrevesse sobre o mesmo. Apesar de já tê-lo assistido em outra oportunidade, me emocionei com a apresentação e com a possibilidade de visualizar claramente, em atitudes, a humildade e a arrogância dos seres humanos.
O jovem entrou no palco vestido de uma calça larga escura, uma camiseta preta com desenhos verdes no peito e tênis. Ao dizer que se chamava John Lennon da Silva provocou um comentário sarcástico de uma jurada, que disse já haver ouvido esse nome e outro disse que sabia ele era muito famoso e amigo do Paul e do Ringo.
Ao explicar que iria dançar, ela, em tom de gozação e apontando para suas roupas perguntou: assim? O rapaz timidamente respondeu que sim, que aquela roupa era do seu cotidiano e o que interessava era que iria apresentar o “Lago dos Cisnes”, numa nova coreografia, baseada em Street Dance, a dança de rua dos jovens.
Ela insistiu, dizendo esperar que ele fizesse uma boa apresentação, pois aquele figurino não tinha ‘nada a ver’. Outro perguntou se ele conhecia a peça em sua versão original, que era de um cisne se debatendo, agonizando até o final e executado nas pontas dos pés, por uma bailarina vestida toda de branco.
A arrogância desses jurados era visível, imaginando-se os únicos conhecedores da peça, quase chamando de ignorante o rapaz, simplesmente porque estava vestindo roupas comuns e pretas, humilhando-o com suas perguntas e não acreditando que alguém tão simples, vestido daquela maneira, pudesse apresentar algo que valesse a pena ser assistido por quem já viu a peça original, com todo o seu luxo e esplendor.
Depois de autorizado o rapaz iniciou sua apresentação e os jurados logo perceberam tratar-se de um gênio, tanto da dança quanto da coreografia. Seu corpo expressava, incontestavelmente, sem nenhuma possibilidade de dúvidas, movimentos de dor, angústia, do debater nos últimos momentos do Cisne.
O silencio e admiração dos jurados se fazia notar em seus olhares que agora viam algo por eles nunca imaginado, ainda mais vindo de um simples John, sem nenhuma vestimenta ou cenário apropriado para a grandeza da apresentação que realizava, diante de seus próprios olhos.
Ao término da apresentação, os dois homens e uma mulher sentada entre eles, estavam pasmos. Um, estava de pé e perguntando, ouviu do jovem que tinha 20 anos e era o próprio coreógrafo daquela versão. O que havia questionado se o rapaz conhecia a apresentação original estava chorando, com lágrimas escorrendo pelo rosto e não conseguia falar sequer para dar sua nota. Incrédula, a jurada retornou a palavra ao outro.
Ainda em pé, este se dirigiu ao jovem dizendo ser ele de uma grandeza rara, que sua apresentação foi emocionante e sugeriu que continuasse buscando novas maneiras de mostrar coisas já conhecidas e desejava que os telespectadores tivessem percebido a dimensão daquela apresentação e sentido a emoção que ele sentiu.
Infelizmente a grande maioria das pessoas sempre prejulga aqueles que não conhecem, antes mesmo de ouvir deles uma só palavra, muito mais pelo que podem ver, do que pelo que realmente eles são.
Nada questionam sobre seus conhecimentos, capacidade, experiência e cultura. Só vislumbram jóias, relógios, carros, casas, roupas, enfim, ostentação.
Os inteligentes, cultos, educados e muito capazes, nunca ostentam seus predicados e com sua humildade, acabam superando os arrogantes.

Amizades, paixões e amores

João Bosco Leal
http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/08/01/amizades-paixoes-e-amores/
Antes da primeira palavra ser dita entre pessoas que estão se conhecendo, normalmente já surge uma afinidade maior ou menor entre elas. Alguns são mais alegres que outros, mais ou menos carismáticos e possuem expressões faciais que nos agradam ou desagradam desde o primeiro momento.
Conscientemente, ao conhecer novas pessoas ninguém pretende se afastar, mas se aproximar e esse primeiro contato pode nos levar tanto a uma nova amizade, como a um desinteresse sequer por um segundo encontro.
Sentimentos assim, inexplicáveis, movem toda a vida sentimental dos seres humanos em suas buscas, descobertas, aproximações, afastamentos, alegrias e tristezas em seus relacionamentos, de quantidades e intensidades diferentes em cada um, mas sempre estamos buscando conhecer novas pessoas e lugares, sentir novas emoções, realizar aventuras, corrrer mais ou menos riscos.
Nessas tentativas podemos conhecer pessoas que nos provoquem sensações desconhecidas ou não sentidas ultimamente, tanto de um verdadeiro asco, como o desejo de maior aproximação, de aprofundar o conhecimento, ou ainda atrações físicas e fantasias.
As que provocam o desejo de maior conhecimento podem se tornar nossas amigas, namoradas e até esposas, enquanto as que provocam atrações físicas podem até se tornar qualquer uma dessas coisas, mas certamente não serão suficientes para sustentar nenhuma amizade ou um relacionamento mais duradouro, que ultrapassem os momentos de prazer que poderão nos proporcionar.
Em outros períodos, mais raros, a nossa procura tende a ser mais interior, sem buscar nenhum conhecimento externo além do nosso próprio Eu. São ocasiões em que dirigimos nossas buscas para nosso interior, querendo saber mais sobre o nosso próprio ser, entender o porque somos dessa ou daquela maneira e os motivos que nos tornaram assim.
É durante esses períodos, de auto conhecimento, que mais crescemos como pessoas, seres humanos. Temos aí a oportunidade de percebermos nossos erros e acertos, buscar correções, mudanças de rumo, seguirmos por rotas ou de modo diferente, sendo mais ou menos exigentes com os outros e com nós mesmos.
Buscando entender quem realmente somos, logo perceberemos, lá no fundo, coisas que não conhecíamos sobre nós mesmos e que muitas vezes até nos surpreenderão, mas certamente também virá a certeza, clara, indiscutível, que somos o resultado de todo o nosso passado, o que ocorreu em nossas vidas.
O que fizemos, sentimos, gostamos, recusamos, com o que sofremos e vibramos, nossa alimentação, vestes, amizades, os filmes que assistimos, os livros que lemos, lugares onde vivemos e as viagens que fizemos nos moldaram assim, em seres únicos, especiais.
Com essa moldagem própria sentiremos, de modo diferente de todos os outros seres, cada nova ocorrencia em nossas vidas. Novas amizades, trabalhos, relacionamentos, ou reações em diversas situações, como uma provocação recebida no trânsito, serão encaradas de maneira distinta por cada um.
Podemos gostar ou odiar cada pessoa que conhecemos ou fatos que ocorreram, de modo in Iniciáticas & Outrosverso à abordagem dada por outra pessoa, sem nenhum motivo justificável, simplesmente porque cada um pensa e age de modo diferente do outro, como ocorre com nossas predileções religiosas, futebolísticas, físicas e alimentares, por mais que tenhamos afinidades em diversos outros assuntos.
São iguais para todos as durações dos sentimentos gostar, paixão e amar. São elas, respectivamente: imediatamente; por um período; ou que durará a cada amanhecer e anoitecer, pelo resto de nossas vidas.

Superações

 João Bosco Leal
http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/08/05/superacoes/

Constantemente recebo e-mails mostrando pessoas com dificuldades físicas enormes e mesmo assim realizam o que muitos imaginavam ser impossível. Vídeos mostram desenhistas e pintores fazendo isso com a boca ou os pés, por não possuírem as mãos, tocando piano com os pés e diversos outros exemplos.
Pessoas amigas e até algumas desconhecidas tentavam, com esses vídeos, incentivar minha luta com um problema de locomoção que se estendeu por mais de dois anos e certamente me sentiria péssimo se não superasse aquelas minhas dificuldades, pois eram muito menores que os exemplos citados.
Assistindo a vídeos como esses, ou observando pessoas com as quais nos deparamos durante a vida, rapidamente percebemos como estamos acostumados a reclamar de tudo, de uma simples contrariedade ou de qualquer dificuldade, por menor que seja.
Reclamamos por não estarmos melhor mesmo quando estamos bem, mas nunca nos lembramos de olhar para os lados, onde notaríamos que sempre existem situações bem mais difíceis que as nossas sem fazer qualquer tipo de reclamação, mas buscando alternativas para solucionar seus problemas.
Na infância, com a educação recebida dos pais ou com influências externas, da escola ou de amigos, será formada a personalidade daquele que espera ajuda e do que busca soluções. Apesar de difícil para os pais, melhor educador é aquele que não dá tudo o que o filho quer, ou mesmo precisa, mas o ensina a buscar.
Logo no início, o filme da vida de Ray Charles mostra o sofrimento de sua mãe que, quando o filho ficou cego, não o ajudava em nada, deixando que ele, mesmo com tal dificuldade, aprendesse a conviver com seu problema.
Dizia que não podia ajudá-lo, pois certamente iria morrer primeiro e ele sofreria muito se dependesse dos outros para tudo. O resultado dessa educação foi o que todos conhecem, um dos maiores sucessos musicais norte americano de todos os tempos, que cantava e tocava piano maravilhosamente.
Outros pais pensando ajudar seus filhos fazem tudo por eles, superprotegem, não dando sequer espaço para que os mesmos aprendam e, com esse comportamento, acabam criando filhos despreparados para o mundo, que verão dificuldades em tudo e reclamarão de tudo e de todos.
Pessoas criadas dessa forma serão incapazes de procurar soluções para qualquer dificuldade que ocorrer, por simplesmente nunca terem precisado fazer esse tipo de busca. E no jogo da vida, aquele que quando cai fica sentado, olhando para os lados, não faz gols. A cada queda o jogador precisa se levantar e correr atrás da bola, para recuperá-la e novamente tentar marcar pontos.
Por outro lado, o passado não pode ser um limitador de objetivos futuros e mesmo com maior dificuldade, por sua inexperiência, aquele que nunca fez poderá realizar tarefas até então para ele desconhecidas, pois mesmo que tardiamente, os homens estão sempre prontos para aprender.
Nossos fracassos e conquistas diante das dificuldades são de nossa única responsabilidade e devem servir de exemplo para que possamos chegar onde pretendemos.
São admiráveis aqueles que nem mesmo as maiores limitações físicas conseguem impedir que façam as mudanças de curso necessárias e procurem novas alternativas para continuar suas buscas e atingir seus objetivos.
O potencial criativo e de superação do ser humano é imensurável e só é capaz de usá-lo aquele que, por algum motivo, dele necessita.

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO
Foi realizado com muito sucesso no dia 04 de Novembro o II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA - “POR UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS” – LOCAL: AUDITÓRIO DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO – ESCOLA NORMAL - REALIZAÇÃO: GOVERNO DE SERRA TALHADA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – no qual se fez presente na abertura o Prefeito Dr. Carlos Evandro, o Vice-Prefeito Luciano Duque, Secretário de Agricultura Rafael Fernandes, o Secretário de Educação Israel Alves que conduziu junto com sua equipe da SME, todo evento e, os Palestrantes Professor José Nivaldo Monteiro dos Santos (Tema: A Influência Comportamental no Ser Humano e Suas Implicações na Educação), Professora Francisca Raquel Cavalcanti César de Souza (Tema: Interdisciplinaridade no Cotidiano Escolar), Filósofo José Ayrton Monteiro (Tema: Ensino Integral – A nova perspectiva de organização do espaço escolar), Professora Rosaline C. P. Paixão (Tema: Indicadores de Qualidade na Educação Infantil), Professora Herica Karina Cavalcanti de Lima (Tema: Alfabetização e Letramento da Pré – Escola ao 5º Ano do Ensino Fundamental), Professor Diógenes Maclyne (Tema: Avaliações Sistêmicas Educacionais), Professor Wagner Dias Vasconcelos (Tema: A Tecnologia da Informação a Serviço do Educador), Professora Luciana Vieira Demery (Tema: Educação de Jovens e Adultos – Sucessos e Insucessos) e o Professor Paulo Roberto Souza Ramos (Tema: Educação Inclusiva). No evento se fez presente mais de 600 (seiscentos) educadores, tendo iniciado as 09h e sendo concluído as 18h30min.


Professor Nivaldo Monteiro, Prefeito de Serra Talhada Dr. Carlos Evandro, Vice-Prefeito Luciano Duque.


Professores Nivaldo Monteiro e Israel Alves - Secretário de Educação de Serra Talhada

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE OROBÓ - PE

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO  DE OROBÓ - PE
No dia 05 de Novembro de 2011, estaremos iniciando cursos de Pós-Graduação pela FACULDADE ANCHIETA, nesta cidade com apoio do Sr. Secretário de Educação do Município, Manoel Gomes Barbosa, que estava presente no Encontro do PAR - MEC em Pesqueira - PE e, em breve estarei realizando uma PALESTRA para os PROFESSORES da rede Municipal desta cidade.

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE
Capacitação para Educadores de Matemática do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal, no dia 24 de novembro de 2011, pelo PROFAE - Programa de Formação e Atualização Educacional.

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE
Palestra realizada no dia 29 de novembro de 2011 no CRAS - Serra Negra - Bezerros - PE - com a presença de jovens da comunidade e equipe profissional, Gestora, Assistente Social, Psicóloga, Professores e demais Assistentes.

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE
No dia 13 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, no – CEMAIC, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 120, aproximadamente.

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE
No dia 14 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, na ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 60, aproximadamente.

Reverência ao Destino

Reverência ao Destino
"Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião... Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer. Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias... Difícil é encontrar e refletir sobre os seus próprios erros. Fácil é fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir... Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer a verdade quando for preciso. Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a mesma... Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado... Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente conhece. Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã... Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e às vezes impetuosas, a cada dia que passa. Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar... Difícil é mentir para o nosso coração. ( ... ) ( Extraído do Livro Ágape - fls. 119/120 )

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL
José Roberval de Lima - Artista Plástico (81)91795913 E-mail: jrobeval@hotmail.com

CANTORES BEZERRENSES

CANTORES BEZERRENSES
WALTER LINS - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (081) 9660-2325

CHARLES ALEXANDRE - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (81)9124.5303 - E-mail: charles_alexandre2010@yahoo.com.br

MARCOS MONTEZ - CONTRATE, ligue para: (81)9646.6067 - (81)8825.0643 ou marcosmontez@bol.com.br