quinta-feira, 5 de abril de 2012

O que é afasia?

Afasia é a incapacidade parcial ou total para descodificar códigos linguísticos quer seja linguagem escrita ou oral, devido a uma lesão na área do cérebro que a controla. No entanto, esta condição não está diretamente relacionado com o quociente de inteligência (QI) da criança, jovem ou adulto com esta incapacidade.
A afasia não é uma doença, mas sim um sintoma da presença de lesões cerebrais. Pode ser causada por uma infeção, um tumor cerebral, uma condição cerebral anormal ou um traumatismo craniano, não resultando de confusão ou perturbações mentais.

Sintomas de Afasia

Sintomas de AFASIA são diversos e distintos, na medida em que dependem da localização e extensão das lesões cerebrais, o que consequentemente implica perda ao nível da linguagem.
Os sintomas apresentados de seguida são os mais comuns verificados em afásicos:
1.      Fadiga;
2.      Letargia;
3.      Depressão;
4.      Convulsões;
5.      Atenção curta;
6.      Erros de sintaxe;
7.      Baixa autoestima;
8.      Perda de memória;
9.      Variações de humor;
10.  Deficiências auditivas;
11.  Perda de visão periférica;
12.  Perda de hábitos pessoais;
13.  Problemas de articulação;
14.  Dores de cabeça frequentes;
15.  Falta de tonicidade muscular;
16.  Dificuldades em nível de memória;
17.  Paralisia de uma parte do corpo;
18.  Incapacidade para compreender símbolos;
19.  Incapacidade para realizar tarefas simples;
20.  Choro e riso, sem qualquer razão aparente;
21.  Incapacidade de produzir som através da voz;
22.  Produção de frases incompletas e às vezes sem sentido;
23.  Comportamentos compulsivos, em nível de arrumação e organização.

Tratamento da Afasia

Tratamento da afasia é possível. No entanto, para que o tratamento da afasia seja eficaz tem de ser iniciado rapidamente para que se possa estimular devidamente as células cerebrais, os neurónios.
O tratamento da afasia é demorado e deve ser feito de forma periódica e frequente, sendo que a duração do mesmo depende da extensão das lesões cerebrais. O contato terapêutico com fonoaudiólogo ou terapeuta da fala é fundamental, pois este estimulará as capacidades da linguagem oral e escrita através de exercícios. O acompanhamento por parte de um psicólogo e de um neurologista, entre outros técnicos e terapeutas, também é considerado imprescindível.

O tratamento da afasia é demorado e deve ser feito de forma periódica e frequente, sendo que a duração do mesmo depende da extensão das lesões cerebrais. O contato terapêutico com fonoaudiólogo ou terapeuta da fala é fundamental, pois este estimulará as capacidades da linguagem oral e escrita através de exercícios. O acompanhamento por parte de um psicólogo e de um neurologista, entre outros técnicos e terapeutas, também é considerado imprescindível.
Crianças com distúrbios adquiridos de linguagem são classificados como tendo afasia adquirida. As características clínicas desse tipo de afasia se manifestam de forma diferente nas crianças e nos adultos. Em particular são duas as diferenças mais importantes. 1ª - é que o processo de recuperação é mais rápido e complexo nas crianças. 2ª - é que, na maioria dos casos, na afasia adquirida na infância há a perda da fluência, há traços de mutismo e há falta de espontaneidade na fala. Além disso, com raras exceções, a afasia adquirida na infância não apresenta os mesmos sintomas da afasia clássica, descrita nos adultos.
Embora existam várias informações na literatura, os sintomas mais encontrados nos estudos clássicos para caracterizar a afasia adquirida na infância incluem mutismo inicial seguido de: um período de redução na iniciativa da fala; sintaxe simplificada (expressão telegráfica); habilidade de compreensão prejudicada (no primeiro estágio do problema); prejuízo na nomeação; disartria; e distúrbios na leitura e escrita (já num estágio mais avançado).

O que são DSTs?

As DSTs, doenças sexualmente transmissíveis, são aquelas transmitidas através de contato sexual.

Quem pode contrair DSTs?

As DSTs afetam homens e mulheres de todas as camadas sociais e faixas etárias. Porém, a maior parte das novas infecções ocorrem em pessoas de 15 a 24 anos. Mulheres também são mais afetadas por DSTs e seus sintomas e problemas de saúde decorrentes costumam ser mais sérios.

Como se pega DSTs?

Pode-se contrair DSTs ao ter contato sexual com alguém que já tenha a infecção. Não é possível saber ao certo se uma pessoa está infectada, pois muitas DSTs não apresentam sintomas. As DSTs são transmitidas durante sexo vaginal, anal ou oral, ou por contato genital. Então, é possível pegar DSTs mesmo sem intercurso sexual. Nem todas as DSTs são transmitidas da mesma forma.

DSTs podem causar problemas de saúde?

Sim, cada DST podem ocasionar problemas de saúde diferentes. Porém, de modo geral, as DSTs mais comuns podem causar câncer, doença pélvica inflamatória, infertilidade, problemas na gravidez, alastramento da infecção para outras partes do corpo, danos a órgãos, e até a morte. Ter uma DST também colocar a pessoa em maior risco de contrair o HIV. 

Sintomas das DSTs mais comuns

Muitas DSTs têm somente sintomas leves, ou são assintomáticas. Quando os sintomas desenvolvem, eles freqüentemente podem ser confundidos com infecção do trato urinário ou infecção por fungos. DSTs não tratadas podem ocasionar problemas sérios à saúde e até ser fatais. A seguir a relação das DSTs e seus sintomas.

Vaginose bacteriana

A maioria das mulheres com vaginose bacteriana não apresenta sintomas. Quando aparecem, os sintomas podem incluir: coceira vaginal, dor ao urinar e corrimento com odor de peixe.

Clamídia

A maioria das pessoas com clamídia não apresenta sintomas. Aqueles com sintomas podem ter: corrimento vaginal anormal, queimação ao urinar e sangramento for da época da menstruação. Infecções não tratadas, mesmo sem sintomas, podem ocasionar: dor no abdômen inferior, dor lombar, náusea, febre e dor durante o sexo.

Herpes genital

Algumas pessoas com essa DST não apresentam sintomas. Durante a “erupção” de herpes genital os sintomas ficam claros e incluem:
* Pequenos caroços, bolhas ou feridas onde o vírus entrou no corpo, como no pênis, vagina ou boca.
* Corrimento vaginal.
* Febre.
* Dor de cabeça.
* Dores musculares.
* Dor ao urinar.
* Coceira, queimação ou glândulas inchadas na área genital.
* Dor na pernas, nádegas ou área genital.

Os sintomas de herpes genital podem sumir e retornar. As feridas saram depois de 2 a 4 semanas.

Gonorréia

Os sintomas dessa DST são freqüentemente moderados, mas a maioria das pessoas são assintomáticas. Se os sintomas estiverem presentes, eles aparecem mais freqüentemente dentro de 10 dias após as infecção. Os sintomas da gonorréia incluem:
* Dor ou queimação ao urinar.
* Corrimento vaginal amarelado ou algumas vezes com sangue.
* Sangramento fora da época da menstruação.
* Dor durante o sexo.
* Sangramento forte durante a menstruação.
* Infecções que ocorrem na garganta, olho ou ânus podem apresentar sintomas nessas partes do corpo.

Hepatite B

O sintomas da hepatite B, quando presentes, podem incluir:
* Febre baixa.
* Dor de cabeça.
* Dores musculares.
* Cansaço.
* Perda de apetite.
* Vômito.
* Diarréia.
* Urina escura e fezes pálidas.
* Dor estomacal.
* Cor amarelada nas pele e branco dos olhos.

HIV / AIDS

Algumas pessoas com o vírus HIV não apresentam sintomas dessa DST por 10 anos ou mais. Em torno da metade da pessoas com HIV tem sintomas semelhantes aos da gripe pode 3 a 6 semanas depois de serem infectadas. Os sintomas da AIDS pode incluir:
* Febre e sudorese noturna.
* Sensação de cansaço.
* Perda de peso rápida.
* Dor de cabeça.
* Linfonodos inchados.
* Diarréia e vômito.
* Feridas nos genitais, ânus e boca.
* Tosse seca.
* Pele com feridas.
* Perda de memória de curto prazo.

Algumas mulheres com HIV também podem apresentar os seguintes sintomas:
* Infecções vaginais por fungos e outras infecções vaginais, incluindo DSTs.
* Doença pélvica inflamatória que não melhora com tratamento.
* Alterações no ciclo menstrual.

HPV

 
Algumas pessoas com HPV não apresentam sintomas. As pessoas com sintomas podem ter: verrugas visíveis na área genital e tumores no cérvix e vagina que são freqüentemente visíveis.

Sífilis

 
A sífilis progride em estágios. Os sintomas do estágio primário incluem:
* Uma ferida única não dolorosa que aparecer de 10 a 90 dias após a infecção. Ela pode ser na área genital, boca ou outras partes do corpo. Essa ferida some por si mesma.

Se a sífilis não for tratada, ela passa ao estágio secundário. Esse estágio começa de 3 a 6 semanas depois do aparecimento da ferida. Os sintomas do estágio secundário da sífilis são:
* Feridas na pele ou pontos avermelhados nas mãos e pés que geralmente não coçam e somem sozinhos.
* Febre.
* Garganta dolorida e glândulas inchadas.
* Perda de cabelos.
* Dor de cabeça.
* Dores musculares.
* Perda de peso.
* Cansaço.

No estágio latente os sintomas somem, mas podem retornar. Sem tratamento a sífilis pode ou não mover para o último estágio, no qual os sintomas estão relacionados a danos aos órgãos internos como cérebro, nervos, olhos, coração, vasos sanguíneos, fígado, ossos e articulações. Algumas pessoas podem morrer.

Tricomoníase

 
Muitas pessoas com tricomoníase são assintomáticas. Os sintomas geralmente aparecem de 5 a 28 dias depois da exposição e podem incluir:
* Corrimento vaginal amarelado, esverdeado ou cinza com odor forte.
* Desconforto durante o sexo e ao urinar.
* Coceira ou desconforto na área genital.
* Raramente, dor no abdômen inferior.

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO
Foi realizado com muito sucesso no dia 04 de Novembro o II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA - “POR UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS” – LOCAL: AUDITÓRIO DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO – ESCOLA NORMAL - REALIZAÇÃO: GOVERNO DE SERRA TALHADA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – no qual se fez presente na abertura o Prefeito Dr. Carlos Evandro, o Vice-Prefeito Luciano Duque, Secretário de Agricultura Rafael Fernandes, o Secretário de Educação Israel Alves que conduziu junto com sua equipe da SME, todo evento e, os Palestrantes Professor José Nivaldo Monteiro dos Santos (Tema: A Influência Comportamental no Ser Humano e Suas Implicações na Educação), Professora Francisca Raquel Cavalcanti César de Souza (Tema: Interdisciplinaridade no Cotidiano Escolar), Filósofo José Ayrton Monteiro (Tema: Ensino Integral – A nova perspectiva de organização do espaço escolar), Professora Rosaline C. P. Paixão (Tema: Indicadores de Qualidade na Educação Infantil), Professora Herica Karina Cavalcanti de Lima (Tema: Alfabetização e Letramento da Pré – Escola ao 5º Ano do Ensino Fundamental), Professor Diógenes Maclyne (Tema: Avaliações Sistêmicas Educacionais), Professor Wagner Dias Vasconcelos (Tema: A Tecnologia da Informação a Serviço do Educador), Professora Luciana Vieira Demery (Tema: Educação de Jovens e Adultos – Sucessos e Insucessos) e o Professor Paulo Roberto Souza Ramos (Tema: Educação Inclusiva). No evento se fez presente mais de 600 (seiscentos) educadores, tendo iniciado as 09h e sendo concluído as 18h30min.


Professor Nivaldo Monteiro, Prefeito de Serra Talhada Dr. Carlos Evandro, Vice-Prefeito Luciano Duque.


Professores Nivaldo Monteiro e Israel Alves - Secretário de Educação de Serra Talhada

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE OROBÓ - PE

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO  DE OROBÓ - PE
No dia 05 de Novembro de 2011, estaremos iniciando cursos de Pós-Graduação pela FACULDADE ANCHIETA, nesta cidade com apoio do Sr. Secretário de Educação do Município, Manoel Gomes Barbosa, que estava presente no Encontro do PAR - MEC em Pesqueira - PE e, em breve estarei realizando uma PALESTRA para os PROFESSORES da rede Municipal desta cidade.

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE
Capacitação para Educadores de Matemática do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal, no dia 24 de novembro de 2011, pelo PROFAE - Programa de Formação e Atualização Educacional.

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE
Palestra realizada no dia 29 de novembro de 2011 no CRAS - Serra Negra - Bezerros - PE - com a presença de jovens da comunidade e equipe profissional, Gestora, Assistente Social, Psicóloga, Professores e demais Assistentes.

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE
No dia 13 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, no – CEMAIC, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 120, aproximadamente.

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE
No dia 14 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, na ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 60, aproximadamente.

Reverência ao Destino

Reverência ao Destino
"Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião... Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer. Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias... Difícil é encontrar e refletir sobre os seus próprios erros. Fácil é fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir... Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer a verdade quando for preciso. Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a mesma... Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado... Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente conhece. Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã... Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e às vezes impetuosas, a cada dia que passa. Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar... Difícil é mentir para o nosso coração. ( ... ) ( Extraído do Livro Ágape - fls. 119/120 )

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL
José Roberval de Lima - Artista Plástico (81)91795913 E-mail: jrobeval@hotmail.com

CANTORES BEZERRENSES

CANTORES BEZERRENSES
WALTER LINS - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (081) 9660-2325

CHARLES ALEXANDRE - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (81)9124.5303 - E-mail: charles_alexandre2010@yahoo.com.br

MARCOS MONTEZ - CONTRATE, ligue para: (81)9646.6067 - (81)8825.0643 ou marcosmontez@bol.com.br