segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Portas abertas

 Em uma rede social reencontrei uma querida amiga de juventude que me enviou um texto de Mário Quintana, ‘O laço e o abraço’, onde o autor faz relações entre um laço e vários sentimentos humanos como amizade, carinho e amor, de um modo simples, espetacular.
Dizia que o laço era engraçado, que se enroscava, mas não embolava. Que por mais que o laço apertasse algo, um presente, um vestido ou um cabelo, quando tinha uma de suas pontas puxada liberava totalmente o que envolvia, sem tirar ou perder nenhum pedaço.
É interessante como, com um exemplo tão simples, o autor consegue nos levar a pensamentos tão diversos e a perceber como isso se encaixa em uma quantidade imensurável de assuntos da vida, da infância à maturidade.
Amizades, paqueras, namoros ou casamentos, nunca foram e jamais serão mantidas com proibições, amarras ou condições, o que só acabamos entendendo com nossa maturidade.
O egoísmo humano pode ser observado desde nossa infância, como na situação sempre lembrada por todos, em que o menino dono da bola quer levá-la embora e acabar com o jogo quando algo na partida não lhe agrada.
Pessoas se comportam como se pudessem ser donas de outras pessoas, assim como de objetos que lhes pertencem, não percebendo que a única maneira de se manter alguém ao seu lado é fazendo com que ela tenha prazer em sua companhia.
Novas experiências, como assistir a um filme atual, ler um livro, sair para um lanche com uma amiga ou reencontrar pessoas queridas, só farão bem às pessoas, independentemente de sua condição social, cultural ou de seu estado civil.
Os que buscam impedir o encontro ou reencontro de sua parceira com novas ou antigas amizades, só conseguirão que a mesma tenha que fazer isso às escondidas, ficando privada inclusive de partilhar, com eles mesmos, o quanto se sentiu bem e se emocionou ao rever parte de sua história. Impedirão que a felicidade da parceira seja ainda maior, podendo com ele partilhar seus sentimentos e emoções.
Abrindo totalmente as possibilidades, os amigos ou parceiros só estarão conosco se realmente for o seu desejo, o que, consequentemente, tornará o relacionamento muito mais interessante e com muito maiores chances de felicidade mútua, pois como diz Quintana, o laço segura, mas não amarra, permitindo que se desfaça a qualquer momento, sem tirar pedaços.
A imaturidade é que nos faz ter o medo da perda e procurar os mais diversos tipos de tentativas de amarrações, sejam proibitivas, emocionais, pactuais ou contratuais, com ou sem testemunhas, mas que jamais serão efetivas se realmente não houver a única possibilidade viável: a vontade do outro.
Só com a maturidade acabamos percebendo algo por nós antes ignorado, ou sequer considerado, em qualquer tipo de relacionamento: A inutilidade de uniões desejadas unilateralmente. Pessoas, independentemente de sua proximidade ou parentesco, jamais serão felizes ao nosso lado se isso não for o que querem.
Abrindo e deixando suas portas permanentemente abertas, todos entrarão e sairão quando quiserem, só permanecendo ao nosso lado os que realmente desejarem.
O ambiente iluminado e saudável é o que está com as portas e janelas abertas, permitindo a entrada da luz do sol, do luar, das correntes de ar e dos pássaros, que vem cantar sua felicidade
João Bosco Leal
http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/09/16/portas-abertas/ 

Tempo perdido


Normalmente, ao despertar, as pessoas já começam a pensar em tudo o que fazer durante o dia, em seu trabalho, nos pagamentos e encontros agendados. Suas cabeças, que até então descansavam, entram em ebulição imediatamente.
Como o motor de um carro, que após um período de descanso deve ser aquecido antes de ser exigido em sua plenitude, o cérebro precisaria ter o retorno às suas atividades de modo menos agressivo.
Frequentemente algum tipo de publicação fala sobre como elas poderiam ou deveriam se comportar em relação a esse tipo de atitude, mas mesmo passando o tempo e já mais amadurecidas, não conseguem se libertar das preocupações com o que será preciso fazer naquele dia ou futuramente.
O interessante é que a maioria das pessoas nunca acorda pensando nas coisas boas que poderão ocorrer naquele dia, mas sempre nas coisas e situações mais difíceis que se aproximam, apesar de algumas pessoas conseguirem acordar sorrindo, sem nada que as preocupe, esperando os fatos ocorrerem para, aí sim, enfrentá-los como preciso for.
Outras, mesmo não resolvendo seus problemas ou honrando seus compromissos, continuam bastante tranqüilas, mas a maioria acorda pensando como deverá proceder para vencer o desafio adiado outras vezes, mas que hoje precisa ser resolvido e na conta que deve ser paga.
Certamente esse é um caminho mais difícil, de gente pontual, responsável, que não suporta ver nada errado e acreditam que, resolvendo os problemas do dia e quitando suas contas, terão mais tranquilidade, mais tempo para se divertir, passear, enfim, viver.
Os dias passam, mas o trabalho, os problemas e as contas continuam, pois assim que um é resolvido aparecem outros e as contas aumentam em igual proporção ao sucesso profissional de cada um.
Como um novo dia sempre virá com novos problemas e contas, cada um deve organizar sua vida de modo a poder dedicar mais tempo à convivência familiar, sua cultura e lazer, ou passará sua vida resolvendo problemas e pagando contas sem realmente viver.
O tempo da permanência humana na terra é um sopro, se comparado às gerações que por aqui já passaram e as futuras, o que deveria nos conscientizar da nossa incompetência ao perder tempo desnecessário com coisas insolúveis, como as que já passaram.
Principalmente quando mais jovens, estamos sempre em busca de novos trabalhos, profissões, com o único propósito de ganhar cada vez mais, enriquecer, para depois aproveitar a vida, nos esquecendo de que tanto o nosso tempo como o de nossos filhos passa e tanto nossa juventude quanto a infância deles não voltará, o que só acabamos percebendo quando não há mais o que fazer.
Nossas energias devem ser direcionadas para a realização de coisas pelas quais realmente vale a pena viver, como estar sempre o mais próximo possível dos filhos e netos e aproveitar os incontáveis prazeres que a vida oferece.
Cada minuto perdido em nossas vidas jamais será reposto e só depende de nós como utilizá-lo melhor, principalmente ouvindo os mais velhos, que não viveram plenamente e por isso sabem onde erraram.
João Bosco Leal
http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/09/19/tempo-perdido/ 

A dependência humana das novas tecnologias

O surgimento de novas tecnologias pode ser observado diariamente, mas apesar de muitas proporcionarem menos trabalho às pessoas, outras lhes tomam mais tempo do que sobraria, pois cada vez mais elas se envolvem em redes sociais, jogos eletrônicos, celulares, smartphones, tablets, net books, GPS, além de um tempo enorme para o aprendizado e manipulação desses produtos.
Dominados todos esses itens já surgem outros mais modernos e as pessoas se tornam cada vez mais dependentes de todos eles, como se percebe na aflição daquelas que esquecem ou perdem um celular, coisa inexistente poucos anos atrás e que, nem por isso, elas deixavam de se comunicar.
A distância da internet ou de um celular atualmente é impensável para milhões de pessoas que já possuem acesso a essas tecnologias o que, penso, precisa ser repensado, pois contas extremamente simples são hoje impossíveis para os jovens que se utilizam de calculadoras até para meras adições ou subtrações em cálculos de trocos, como nos caixas dos supermercados.
São raros os jovens que não se dirigem às salas de aula com pelo menos um equipamento que faz por ele o que deveria saber fazer sem nenhum tipo de ajuda, como cálculos matemáticos e fórmulas de química e física.
Deixando que equipamentos eletrônicos realizem essas operações, os jovens jamais entenderão o caminho utilizado para se chegar a um resultado, o que poderá lhe fazer muita falta em determinadas situações, como a de receber um troco.
Dizem alguns que isso não tem a menor importância, pois muito em breve sequer utilizaremos cheques, papel moeda ou mesmo moedas como forma de se efetuar pagamentos, que somente serão realizados por cartões de crédito e pouco tempo mais adiante, por chips eletrônicos implantados no corpo de cada pessoa, os futuros responsáveis por lançar débitos e créditos em sua conta corrente.
Até certo ponto essa tecnologia ajudará muito, como na diminuição de possibilidades dos tipos de roubos e assaltos hoje conhecidos, mas ampliará a de outros, como as transferências eletrônicas não autorizadas, atualmente ainda pouco realizadas, praticadas por criminosos virtuais, os hackers.
Pior do que os problemas para os quais certamente se encontrarão soluções, ou pelo menos serão criadas dificuldades para sua execução, é o progressivo emburrecimento do ser humano, que cada vez mais estará transferindo sua capacidade mental para as máquinas por ele criadas, subutilizando assim a mais perfeita delas, seu cérebro.
A realização mental de contas básicas é um excelente exercício e o não uso da nossa máquina natural, mesmo que em coisas simples, do dia a dia, com o tempo certamente provocará doenças ainda desconhecidas, além de aumentar os casos de outras, como o Alzheimer
Outro dia uma operadora de caixa de supermercado ficou incrédula quando eu lhe informei, de cabeça, o troco que deveria me dar e o caixa apontou exatamente o mesmo valor, inclusive dos centavos.
O uso de equipamentos eletrônicos pode e deve ser até incentivado para facilitar a vida, mas nosso cérebro deve continuar sabendo, no mínimo, os princípios básicos das operações realizadas por eles.
Novas tecnologias estão nos ajudando, mas ao mesmo tempo estão diminuindo a qualidade da educação e tornando as pessoas dependentes de suas próprias invenções.
João Bosco Leal
http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/09/23/a-dependencia-humana-das-novas-tecnologias/ 

O acesso ao conhecimento

 Imediatamente após o nascimento, o cérebro da criança inicia sua jornada de conhecimentos terrestres, observando e armazenando informações sobre luz, som e imagens. Depois, já inicia os exercícios de seus comandos motores, ordenando a movimentação das mãos, pés e todos os outros movimentos possíveis do corpo.
Passada a fase inicial, do aprendizado natural, instintivo, os seres humanos só conhecem o que lhe mostram ou ensinam, desde seu idioma aos movimentos físicos necessários para a execução de infinitas possibilidades, como andar de bicicleta e mais tarde dirigir veículos das mais diversas espécies.
Durante esse aprendizado, realizado no lar, na rua, nas escolas e em todos os ambientes frequentados por uma pessoa, ela acaba aprendendo milhares de coisas desnecessárias, impróprias, boas ou ruins, cabendo a cada um usar ou não esse aprendizado, o que faz com que, por suas escolhas, cada um se torne um ser único, inigualável.
Além de físicas, as diferenças podem ser de saúde – pela forma como foram criadas-, educacionais, culturais, sociais e patrimoniais, com cada uma delas provocando outras, nas mais diversas áreas.
As mais fáceis de serem notadas, nos diferentes países ou em regiões distintas de um mesmo país, são as de idioma, pois as pessoas falam de modo, com velocidade, expressões e sotaque diferente de outras, com variações enormes dentro de um mesmo país, ou de muitos que utilizam o mesmo língua.
Como em muitos outros países, nas diversas regiões brasileiras também podemos notar acentuadas diferenças nos traços físicos das pessoas, por conta da origem de seus colonizadores.
O que mais chama a atenção, além de todas essas diferenças é que mesmo com todas elas o ser humano se adapta a qualquer mudança, seja climática, alimentar, de esforços físicos e principalmente de conhecimento.
Pessoas com pouquíssima instrução, residentes em pequenas aldeias, em meios rurais ou em matas, praticamente isoladas, distantes de qualquer grande centro, sabem de coisas sobre as quais muitos professores e doutores não possuem qualquer conhecimento, principalmente em relação à utilização de produtos da natureza para sua alimentação ou como medicamentos.
Mesmo em pessoas com isolamento praticamente total, independentemente da quantidade de anos, a mente está sempre pronta para novos aprendizados, bastando para isso o contato com as informações.
O mesmo pode ser observado nos animais de várias espécies, como as de papagaios e cacatuas que, quando expostos à convivência com humanos acabam falando e até cantando. Recentemente a imprensa divulgou que algumas cacatuas, em seu habitat natural da Austrália e ilhas vizinhas, aprenderam a gritar, falar e cantar em português, pelo contato com papagaios contrabandeados do Brasil, que lá escaparam e alcançaram a natureza.
Com a exposição ao conhecimento, além de educação e cultura, o ser humano acaba possuindo mais saúde, com novos hábitos de higiene e alimentação, transmitindo isso aos seus descendentes que, em virtude dessa mudança dos pais, já nascerão mais saudáveis.
Além de se preservar e aprofundar os estudos dos conhecimentos adquiridos durante gerações por aqueles que viveram da natureza, como os índios e os silvícolas ainda existentes, é preciso colocar à disposição de todos, cada vez mais tipos de conhecimento, literário, histórico, científico e tecnológico, o que fará alcançarmos outros novos mais rapidamente.
As possibilidades de conhecimento humano são infinitas fontes de progresso, mas só possíveis com sua disponibilização geral.
João Bosco Leal
http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/09/26/o-acesso-ao-conhecimento-2/ 

A corrupção e o futuro

Existem países e continentes com muitas, outros com raríssimas riquezas naturais, o que mostra a capacidade humana de adaptação e de geração de possibilidades nas mais diversas situações.
Com as atuais facilidades de comunicação, é possível ver imagens das enormes diferenças de alimentação, saúde, educação, cultura e riqueza entre os mais diversos povos que habitam a terra, que anteriormente só imaginávamos.
Podemos observar que muitos países com riquezas naturais abundantes são pobres, em todos os sentidos, enquanto outros, bastante desprovidos dessas riquezas conseguem ser ricos, com sua população possuindo um elevado nível cultural e excelente qualidade de vida.
A conclusão é de que as riquezas não são suficientes para proporcionar boa qualidade de vida de uma população, se esta não tiver o conhecimento necessário para sua exploração, se for governada por pessoas incompetentes ou por líderes ditadores e corruptos, que aumentam sua fortuna em detrimento da falta de cultura e da opressão de seus subordinados como temos visto em vários países.
Excluindo-se os casos citados, percebe-se que a saúde é desigual de acordo com as regiões, principalmente por dois fatores: as riquezas naturais ou sua falta – como nas regiões áridas- e a cultura da população.
As consequências de uma acabam gerando outras, como na educação, dificílima de ser alcançada por pessoas pobres, residentes em locais distantes dos centros urbanos ou em países desprovidos de recursos para maiores investimentos na área educacional.
A cultura dos povos influi muito, tanto no alcance de progressos como na manutenção de atrasos, o que é facilmente notado nas diferenças entre os países asiáticos, africanos e sul-americanos, todos com suas características culturais e religiosas distintas.
Além das diferenças climáticas, de riquezas naturais, culturais e religiosas, populações inteiras são prejudicadas por décadas e até por gerações quando submetidas a dirigentes mal intencionados, corruptos ou com ideologias ultrapassadas como podemos ver em diversos desses países e também no nosso.
Países como o Brasil, com riquezas naturais vastíssimas, inigualáveis, ainda não é uma das maiores potências do mundo em decorrência de nossos dois maiores problemas: nossos políticos e a corrupção.
A região nordestina brasileira, ao arrastar seu atraso por décadas, é um exemplo disso, com milhões de pessoas mal alimentadas, sem acesso à educação, despreparadas para a modernidade, simplesmente por estarem, há décadas, comandadas por políticos inescrupulosos que, às suas custas, amealharam e continuam aumentando suas fortunas, dentro e fora do país.
Com os conhecimentos atuais, a aridez regional não pode ser a responsável pela falta de água ou de produtividade de suas terras, pois onde lá se irrigou, a produção frutífera é de qualidade inigualável e tanto a irrigação como a dessalinização da água do mar são técnicas já muito conhecidas e utilizadas em vários países.
Como só aprendemos o que nos mostram, é necessário incentivar uma imprensa totalmente livre, que cada vez mais mostre aos brasileiros os desmandos, roubos e assaltos aos cofres públicos cometidos por nossos políticos, para que, conscientemente, iniciemos uma verdadeira faxina, nos Três Poderes Constituídos.
Persistindo o quadro atual, onde a população nasce, cresce e fica adulta em meio à corrupção, na próxima geração ela sequer será questionada.
João Bosco Leal
http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/09/30/a-corrupcao-e-o-futuro/ 

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO
Foi realizado com muito sucesso no dia 04 de Novembro o II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA - “POR UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS” – LOCAL: AUDITÓRIO DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO – ESCOLA NORMAL - REALIZAÇÃO: GOVERNO DE SERRA TALHADA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – no qual se fez presente na abertura o Prefeito Dr. Carlos Evandro, o Vice-Prefeito Luciano Duque, Secretário de Agricultura Rafael Fernandes, o Secretário de Educação Israel Alves que conduziu junto com sua equipe da SME, todo evento e, os Palestrantes Professor José Nivaldo Monteiro dos Santos (Tema: A Influência Comportamental no Ser Humano e Suas Implicações na Educação), Professora Francisca Raquel Cavalcanti César de Souza (Tema: Interdisciplinaridade no Cotidiano Escolar), Filósofo José Ayrton Monteiro (Tema: Ensino Integral – A nova perspectiva de organização do espaço escolar), Professora Rosaline C. P. Paixão (Tema: Indicadores de Qualidade na Educação Infantil), Professora Herica Karina Cavalcanti de Lima (Tema: Alfabetização e Letramento da Pré – Escola ao 5º Ano do Ensino Fundamental), Professor Diógenes Maclyne (Tema: Avaliações Sistêmicas Educacionais), Professor Wagner Dias Vasconcelos (Tema: A Tecnologia da Informação a Serviço do Educador), Professora Luciana Vieira Demery (Tema: Educação de Jovens e Adultos – Sucessos e Insucessos) e o Professor Paulo Roberto Souza Ramos (Tema: Educação Inclusiva). No evento se fez presente mais de 600 (seiscentos) educadores, tendo iniciado as 09h e sendo concluído as 18h30min.


Professor Nivaldo Monteiro, Prefeito de Serra Talhada Dr. Carlos Evandro, Vice-Prefeito Luciano Duque.


Professores Nivaldo Monteiro e Israel Alves - Secretário de Educação de Serra Talhada

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE OROBÓ - PE

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO  DE OROBÓ - PE
No dia 05 de Novembro de 2011, estaremos iniciando cursos de Pós-Graduação pela FACULDADE ANCHIETA, nesta cidade com apoio do Sr. Secretário de Educação do Município, Manoel Gomes Barbosa, que estava presente no Encontro do PAR - MEC em Pesqueira - PE e, em breve estarei realizando uma PALESTRA para os PROFESSORES da rede Municipal desta cidade.

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE
Capacitação para Educadores de Matemática do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal, no dia 24 de novembro de 2011, pelo PROFAE - Programa de Formação e Atualização Educacional.

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE
Palestra realizada no dia 29 de novembro de 2011 no CRAS - Serra Negra - Bezerros - PE - com a presença de jovens da comunidade e equipe profissional, Gestora, Assistente Social, Psicóloga, Professores e demais Assistentes.

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE
No dia 13 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, no – CEMAIC, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 120, aproximadamente.

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE
No dia 14 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, na ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 60, aproximadamente.

Reverência ao Destino

Reverência ao Destino
"Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião... Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer. Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias... Difícil é encontrar e refletir sobre os seus próprios erros. Fácil é fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir... Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer a verdade quando for preciso. Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a mesma... Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado... Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente conhece. Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã... Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e às vezes impetuosas, a cada dia que passa. Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar... Difícil é mentir para o nosso coração. ( ... ) ( Extraído do Livro Ágape - fls. 119/120 )

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL
José Roberval de Lima - Artista Plástico (81)91795913 E-mail: jrobeval@hotmail.com

CANTORES BEZERRENSES

CANTORES BEZERRENSES
WALTER LINS - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (081) 9660-2325

CHARLES ALEXANDRE - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (81)9124.5303 - E-mail: charles_alexandre2010@yahoo.com.br

MARCOS MONTEZ - CONTRATE, ligue para: (81)9646.6067 - (81)8825.0643 ou marcosmontez@bol.com.br