quarta-feira, 9 de março de 2011

Políticos canalhas ou canalhas políticos?

Autor: João Bosco Leal
Diante das notícias sobre o maior desastre natural ocorrido na história do país, com mais de seiscentos brasileiros mortos, me coloco a pensar sobre como, onde, e porque erramos.
Por mais que tente, não consigo escapar da resposta mais óbvia, de que somos nós mesmos os culpados, por havermos eleito os que hoje aí estão, que são os culpados diretos pelas tragédias pelas quais, invariavelmente nos últimos anos, passa o país nessa época do ano.
São os políticos covardes, corruptos, incapazes de legislar em favor do povo, se a proposição de determinada lei puder custar-lhes votos na próxima eleição.
A grande maioria de nossos políticos é assim, e nós somos os verdadeiros culpados, pois de uma maneira ou outra, eles só estão lá por terem sido votados, com votos conscientes ou vendidos, mas com votos.
Olhando sempre para os próprios umbigos, somos incapazes de lutar para derrubar de seus postos, aqueles que historicamente lá estão, roubando, sendo corruptos, corrompendo e sangrando econômica e moralmente esse país, através dos mais diversos meios, iludindo com promessas, e corrompendo com os mais diversos tipos de bolsas e vales, os mais humildes e necessitados.
Essa grande maioria populacional e eleitoral continuará assim, analfabeta, dependente do Estado e por conseqüência dessa corja, por muitos anos, sofrendo alagamentos, desabamentos e morrendo soterrada pois, para os legisladores bandidos, não convém propor nada que os tire de lá, e os reassente em local mais digno e protegido das intempéries naturais.
O país possui capacidade financeira para colocar em prática projetos de bilhões de reais, como o do trem-bala entre o Rio de Janeiro e São Paulo, mas não possui igual capacidade para acabar com as áreas residenciais de risco, reassentando seus moradores.
Acabaria assim a possibilidade de, na próxima campanha eleitoral lá comparecer com a promessa de que, na próxima legislatura isso ocorreria. Acabaria também a possibilidade da realização de obras emergenciais, que por esse motivo não necessitam ser licitadas, e assim podem gerar gordas comissões, como também costumam ocorrer em obras de bilhões como a do trem bala, historicamente pagas aos bandidos que, com esses interesses, assim procedem, privilegiando determinadas obras, em desfavor de outras.
Quando ocorreu o deslizamento do Morro do Bumba, soterrando mais de duas centenas de brasileiros há apenas um ano, o que se ouvia era o mesmo de agora, quando no local comparecem desde o Presidente da República, o Governador, deputados, prefeitos e vereadores (os maiores culpados), expressando suas condolências, fazendo promessas, liberando verbas e enviando reforços materiais e humanos.
A única mudança real ocorrida é que o Presidente agora é outro, usa saias, mas é criação e participou do governo anterior, e sua equipe permanece praticamente a mesma que, após a tragédia do ano passado, nada de efetivo realizou para que isso agora não estivesse novamente ocorrendo.
A culpa, certamente é, e continuará sendo dos políticos canalhas, ou dos canalhas políticos, pois, como na matemática, a ordem dos fatores não altera o produto.

A covardia dos incompetentes

Autor: João Bosco Leal
No decorrer da história ocorreram milhares de casos de plágios, de cópias, parciais ou totais de textos, musicas, fórmulas químicas e de muitos outras tipos de autoria que deveriam, no mínimo ter seu autor mencionado.
Ocorreram milhões de processos com maiores ou menores índices de sucesso, mas os autores, sempre que puderam, reclamaram seus direitos, e a justiça foi feita na grande maioria dos casos.
Em décadas passadas, muitas cópias e plágios chegavam a demorar anos para ser descobertas, ou, em alguns casos, nunca o eram, principalmente em decorrência da comunicação precária e das publicações e divulgações normalmente terem uma abrangência mais regional, ou em um único país ou idioma.
Com o advento da internet, isso deixou de ocorrer e, em segundos, sabe-se de tudo o que está ocorrendo em todo o globo terrestre, sobre qualquer assunto que seja buscado.
Por um lado isso facilita muito as coisas e por outro, consegue-se também perceber como ainda existem pessoas pequenas, mesquinhas, incompetentes, e covardes.
Como já relatei anteriormente, por haver ficado impossibilitado de me locomover, em decorrência de um acidente, por um período superior à dois anos, resolvi preencher meu tempo na cama ou cadeira de rodas escrevendo, e para isso criei um blog, sem nenhum fim lucrativo, sem nenhum anúncio, simplesmente para dar vazão ao que pensava à respeito de tudo o que via ocorrer à minha volta, sobre os mais variados assuntos, desde que ocorressem dentro do Brasil.
O tempo passou e já publiquei mais de cento e cinqüenta textos, dois por semana, e escrevi mais de duzentos. Muitos blogs sites e jornais os publicam, sempre me dando o crédito autoral e, como sempre faço, após a publicação em meu blog,pesquiso através do Google e, no rodapé do texto, coloco um link dirigindo as pessoas que leram o mesmo, a todos os outros blogs sites e jornais que o publicaram, dando-lhes assim o crédito, e o devido reconhecimento pela publicação.
Entretanto, agora passei por uma experiência bastante triste nesse sentido, exatamente quando escrevi o texto “Doação”, que, coincidentemente, trata da necessidade do ser humano tentar melhorar seu relacionamento com o próximo, com atitudes melhores, por menores que sejam, mas de doação, seja de carinho, de amor, de afeto ou até mesmo material, quando for o caso, como agora, nas destruições materiais e perda de centenas de vidas ocorridas no Rio de Janeiro.
Fazendo a pesquisa no Google, buscando quem publicou esse texto, encontrei-o publicado no “Blog do Colares” como sendo um Editorial, de autoria do próprio Sr. J. Colares, como pode ser verificado no endereço do mesmo, http://jbvcolares.blogspot.com/2011/01/editorial-do-blog-leia-ate-o-final.html . E esse mesmo blog já havia publicado, na semana passada, um outro artigo de minha autoria, o “Políticos canalhas ou canalhas políticos?”, e teve colocado em meu blog o referido link, dando-lhe o crédito pela publicação.
Como sequer encontrei no “Blog do Colares” um local apropriado para comentar o fato e solicitar a imediata correção, ou mesmo um e-mail, para que pudesse com ele me comunicar a esse respeito, comentei o ocorrido em meu Facebook, e o mesmo já foi bastante comentado, inclusive por quem normalmente publica meus artigos.
Pena que ainda existam pessoas assim, incapazes, e de tamanha incompetência que necessitem copiar outros para se promoverem. E ótimo que já exista a internet, para facilmente descobrir e divulgar os mesmos, para que também se tornem bem conhecidos, mas por sua covardia e incompetência.

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO
Foi realizado com muito sucesso no dia 04 de Novembro o II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA - “POR UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS” – LOCAL: AUDITÓRIO DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO – ESCOLA NORMAL - REALIZAÇÃO: GOVERNO DE SERRA TALHADA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – no qual se fez presente na abertura o Prefeito Dr. Carlos Evandro, o Vice-Prefeito Luciano Duque, Secretário de Agricultura Rafael Fernandes, o Secretário de Educação Israel Alves que conduziu junto com sua equipe da SME, todo evento e, os Palestrantes Professor José Nivaldo Monteiro dos Santos (Tema: A Influência Comportamental no Ser Humano e Suas Implicações na Educação), Professora Francisca Raquel Cavalcanti César de Souza (Tema: Interdisciplinaridade no Cotidiano Escolar), Filósofo José Ayrton Monteiro (Tema: Ensino Integral – A nova perspectiva de organização do espaço escolar), Professora Rosaline C. P. Paixão (Tema: Indicadores de Qualidade na Educação Infantil), Professora Herica Karina Cavalcanti de Lima (Tema: Alfabetização e Letramento da Pré – Escola ao 5º Ano do Ensino Fundamental), Professor Diógenes Maclyne (Tema: Avaliações Sistêmicas Educacionais), Professor Wagner Dias Vasconcelos (Tema: A Tecnologia da Informação a Serviço do Educador), Professora Luciana Vieira Demery (Tema: Educação de Jovens e Adultos – Sucessos e Insucessos) e o Professor Paulo Roberto Souza Ramos (Tema: Educação Inclusiva). No evento se fez presente mais de 600 (seiscentos) educadores, tendo iniciado as 09h e sendo concluído as 18h30min.


Professor Nivaldo Monteiro, Prefeito de Serra Talhada Dr. Carlos Evandro, Vice-Prefeito Luciano Duque.


Professores Nivaldo Monteiro e Israel Alves - Secretário de Educação de Serra Talhada

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE OROBÓ - PE

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO  DE OROBÓ - PE
No dia 05 de Novembro de 2011, estaremos iniciando cursos de Pós-Graduação pela FACULDADE ANCHIETA, nesta cidade com apoio do Sr. Secretário de Educação do Município, Manoel Gomes Barbosa, que estava presente no Encontro do PAR - MEC em Pesqueira - PE e, em breve estarei realizando uma PALESTRA para os PROFESSORES da rede Municipal desta cidade.

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE
Capacitação para Educadores de Matemática do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal, no dia 24 de novembro de 2011, pelo PROFAE - Programa de Formação e Atualização Educacional.

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE
Palestra realizada no dia 29 de novembro de 2011 no CRAS - Serra Negra - Bezerros - PE - com a presença de jovens da comunidade e equipe profissional, Gestora, Assistente Social, Psicóloga, Professores e demais Assistentes.

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE
No dia 13 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, no – CEMAIC, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 120, aproximadamente.

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE
No dia 14 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, na ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 60, aproximadamente.

Reverência ao Destino

Reverência ao Destino
"Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião... Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer. Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias... Difícil é encontrar e refletir sobre os seus próprios erros. Fácil é fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir... Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer a verdade quando for preciso. Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a mesma... Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado... Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente conhece. Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã... Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e às vezes impetuosas, a cada dia que passa. Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar... Difícil é mentir para o nosso coração. ( ... ) ( Extraído do Livro Ágape - fls. 119/120 )

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL
José Roberval de Lima - Artista Plástico (81)91795913 E-mail: jrobeval@hotmail.com

CANTORES BEZERRENSES

CANTORES BEZERRENSES
WALTER LINS - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (081) 9660-2325

CHARLES ALEXANDRE - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (81)9124.5303 - E-mail: charles_alexandre2010@yahoo.com.br

MARCOS MONTEZ - CONTRATE, ligue para: (81)9646.6067 - (81)8825.0643 ou marcosmontez@bol.com.br