segunda-feira, 11 de abril de 2011

Quantos anos tenho

João Bosco Leal

Diz uma lenda, que certa vez um jovem perguntou a Galileo Galilei quantos anos ele tinha, e a resposta foi: oito ou dez anos, o que contrastava com suas barbas brancas, e deixou o jovem bastante intrigado.
Galileu teria então explicado, que os anos que ele tinha eram os que provavelmente lhe restavam de vida, pois os que já viveu, não os tinha mais, assim como também já não possuía as moedas que gastara. A inteligência, o amadurecimento e o conhecimento de Galileo o fizeram assim responder.
Confesso que nunca havia pensado dessa maneira, muito mais lógica, racional, e, com esse ensinamento de Galileo, acabo de entender que minha idade é de 20 ou 30 anos, pois já próximo dos 58, imagino que, se tudo correr bem, viverei mais uns 20. Positivamente pensando, 30.
Com os avanços da medicina, que aumentam constantemente, quem sabe, poderei viver até mais uns 40 anos, mas com o aprendizado por mim já obtido, acredito que seria muito cansativo, tanto para mim, como para os meus, se ainda vivesse mais do que 30 anos.
Com mais 30 já teria uma vida de bom tamanho. Certamente teria tido tempo suficiente para tentar alcançar meus projetos, conviver com filhos, netos e talvez até bisnetos, de modo a ter certeza de haver fincado raízes, o que penso ser fundamental para o ser humano.
Como qualquer espécie, animal ou vegetal, a vida não teria sentido se, antes de partirmos, não pudéssemos deixar novas sementes plantadas, recém nascidas, em crescimento, adultas e outras já maduras.
Com a resposta de Galileo, reafirmei meu pensamento de que cada dia, mês ou ano que ainda temos, deve ser usado para fortalecer essas sementes, irrigando as agora já brotadas e em crescimento, com as experiências pelas quais já passamos, boas e ruins, de modo a permitir-lhes um crescimento e um amadurecimento mais fácil, constante, sem tropeços desnecessários.
Com o que já vivemos e, consequentemente aprendemos, podemos mostrar aos outros onde estão as pedras que nos fizeram tropeçar, e onde estão as nascentes, para que não lhes falte água em seu crescimento, o que, só ocorrerá se encontrarmos alguém interessado em nos questionar, ouvir.
Podemos falar inclusive sobre nossos erros, perdas de tempo e energia gastos com pequenas coisas, que nada nos acrescentaram e em nada nos ajudaram. Com o tempo diminuindo a cada dia, é normal deixarmos de dar importância para coisas que antes nos eram caras.
Palavras proferidas ou mesmo atitudes de outros que nos incomodavam deixam de ser importantes. E tentar mostrar ou provar algo para alguém que pensa diferente é uma coisa que aprendi não valer a pena.
Algumas de nossas palavras e atitudes certamente podem ter causado algum mal estar, ou talvez irritação em algumas pessoas, que não pensam ou não agiriam da mesma forma. Sobre isso certamente me desculparia, com todas aquelas com que hoje eu reconheço haver errado.
Com outras não me desculparia, por continuar pensando do mesmo modo, porque nunca agradaremos a todos, e não devemos nos agredir, destruir, indo contra nossos princípios morais e éticos, ou contra o que pensamos, só para agradar alguém.
Nos anos que penso que tenho, tentarei mostrar aos que quero bem, às minhas sementes, o porque, em determinadas situações, penso ou ajo diferente deles, e não poderia me anular somente para agradá-los.

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO
Foi realizado com muito sucesso no dia 04 de Novembro o II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA - “POR UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS” – LOCAL: AUDITÓRIO DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO – ESCOLA NORMAL - REALIZAÇÃO: GOVERNO DE SERRA TALHADA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – no qual se fez presente na abertura o Prefeito Dr. Carlos Evandro, o Vice-Prefeito Luciano Duque, Secretário de Agricultura Rafael Fernandes, o Secretário de Educação Israel Alves que conduziu junto com sua equipe da SME, todo evento e, os Palestrantes Professor José Nivaldo Monteiro dos Santos (Tema: A Influência Comportamental no Ser Humano e Suas Implicações na Educação), Professora Francisca Raquel Cavalcanti César de Souza (Tema: Interdisciplinaridade no Cotidiano Escolar), Filósofo José Ayrton Monteiro (Tema: Ensino Integral – A nova perspectiva de organização do espaço escolar), Professora Rosaline C. P. Paixão (Tema: Indicadores de Qualidade na Educação Infantil), Professora Herica Karina Cavalcanti de Lima (Tema: Alfabetização e Letramento da Pré – Escola ao 5º Ano do Ensino Fundamental), Professor Diógenes Maclyne (Tema: Avaliações Sistêmicas Educacionais), Professor Wagner Dias Vasconcelos (Tema: A Tecnologia da Informação a Serviço do Educador), Professora Luciana Vieira Demery (Tema: Educação de Jovens e Adultos – Sucessos e Insucessos) e o Professor Paulo Roberto Souza Ramos (Tema: Educação Inclusiva). No evento se fez presente mais de 600 (seiscentos) educadores, tendo iniciado as 09h e sendo concluído as 18h30min.


Professor Nivaldo Monteiro, Prefeito de Serra Talhada Dr. Carlos Evandro, Vice-Prefeito Luciano Duque.


Professores Nivaldo Monteiro e Israel Alves - Secretário de Educação de Serra Talhada

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE OROBÓ - PE

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO  DE OROBÓ - PE
No dia 05 de Novembro de 2011, estaremos iniciando cursos de Pós-Graduação pela FACULDADE ANCHIETA, nesta cidade com apoio do Sr. Secretário de Educação do Município, Manoel Gomes Barbosa, que estava presente no Encontro do PAR - MEC em Pesqueira - PE e, em breve estarei realizando uma PALESTRA para os PROFESSORES da rede Municipal desta cidade.

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE
Capacitação para Educadores de Matemática do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal, no dia 24 de novembro de 2011, pelo PROFAE - Programa de Formação e Atualização Educacional.

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE
Palestra realizada no dia 29 de novembro de 2011 no CRAS - Serra Negra - Bezerros - PE - com a presença de jovens da comunidade e equipe profissional, Gestora, Assistente Social, Psicóloga, Professores e demais Assistentes.

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE
No dia 13 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, no – CEMAIC, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 120, aproximadamente.

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE
No dia 14 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, na ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 60, aproximadamente.

Reverência ao Destino

Reverência ao Destino
"Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião... Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer. Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias... Difícil é encontrar e refletir sobre os seus próprios erros. Fácil é fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir... Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer a verdade quando for preciso. Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a mesma... Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado... Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente conhece. Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã... Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e às vezes impetuosas, a cada dia que passa. Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar... Difícil é mentir para o nosso coração. ( ... ) ( Extraído do Livro Ágape - fls. 119/120 )

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL
José Roberval de Lima - Artista Plástico (81)91795913 E-mail: jrobeval@hotmail.com

CANTORES BEZERRENSES

CANTORES BEZERRENSES
WALTER LINS - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (081) 9660-2325

CHARLES ALEXANDRE - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (81)9124.5303 - E-mail: charles_alexandre2010@yahoo.com.br

MARCOS MONTEZ - CONTRATE, ligue para: (81)9646.6067 - (81)8825.0643 ou marcosmontez@bol.com.br