domingo, 24 de julho de 2011

Marcas do passado

João Bosco Leal
http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/07/18/marcas-do-passado/
Desde o nascimento passamos por sensações, sentimentos e descobertas diferentes de outras pessoas. Cada um, ao abrir seus olhos pela primeira vez, enxerga uma pessoa diferente, numa sala com mais ou menos luz, ouvindo vozes diferentes do que sempre ouviu.
O primeiro toque sentido por nossa pele é realizado por mãos e em locais diferentes do corpo de cada criança que nasce. Somos erguidos de ponta cabeça e recebemos um tapa com velocidade e intensidade distintas, dependendo da força muscular de quem nos pega e de nosso peso.
A água com que nos dão o primeiro banho pode estar em temperaturas diversas e sua aplicação pode ser iniciada em locais distintos do nosso corpo. A mão que a espalha para nos limpar é aplicada com intensidade diferente em cada um. Somos embalados por tecidos delicados ou ásperos, grossos ou finos, coloridos ou brancos.
Todas essas sensações, dos primeiros minutos de nossas vidas, nunca são iguais e vão deixando marcas, sentimentos de sustos, medos, alegrias, tristezas, carências e saciedades que aos poucos e por décadas construirão nossa personalidade, nosso humor, enfim, nossa história.
Os primeiros anos de vida são marcados por descobrimentos em todos os nossos sentidos e começamos a perceber algo que será muito importante na vida, os limites. Tomamos conhecimento de que o mundo e tudo o que nele existe não é nosso, mas de todos e algumas coisas são de alguns e outras de propriedade individual, indivisível.
A educação dada pelos pais é fundamental nesses primeiros anos para que possamos entender que vivemos em uma sociedade que compartilha desse ou daquele regime político e econômico, para não sentirmos falta daquilo que não nos pertence, mas que, em um regime capitalista como o nosso, busquemos, com trabalho, possuir o que desejamos e ainda não possuímos.
Na juventude as competições esportivas ou por melhores notas, pelas jovens ou rapazes mais bonitos, vão nos ensinando, sem a participação dos pais, o caminho para obtenções e realizações de desejos. É nessa fase que começam a surgir as maiores diferenças, entre aqueles que sozinhos obtém seus primeiros resultados posivivos e os outros.
Entre os que foram derrotados num primeiro momento, podem ocorrer situações diferentes, como ser incentivados por seus pais para lutarem mais, se prepararem melhor e vencerem na próxima disputa ou simplesmente serem consolados em casa e seus pais compensando a perda com um doce ou um brinquedo que desejavam.
Começam a surgir os jovens com auto-confiança pois venceram, os que aprendem que precisam treinar e se empenhar mais para obterem conquistas na vida e aqueles sem ambição alguma pois foram acostumados a receberem recompensas mesmo quando perdem.
Os pais desses últimos ao consolá-los e premiá-los de outra forma, não incentivando o preparo e a busca por vitórias em outras oportunidades que surgirão, estão, na realidade, prejudicando todo o futuro de seus filhos. Esses filhos não aprendem a lutar pelo que desejam pois foram criados por pais que não se lembram que, pela ordem natural da vida vão morrer antes deles e como os mantiveram superprotegidos, não estarão preparados para a vida adulta.
Muitas pessoas perderam seus pais ainda muito jovens. Não tiveram nenhum tipo de consolo ou carinho em suas derrotas e nem por isso deixaram de ter oportunidades de vencer, tanto em uma próxima disputa como na vida. Aliás, pessoas com algumas dificuldades logo percebem que se não lutarem mais que os que não as possuem acabarão ficando sempre para trás, lutam bastante e normalmente acabam vencendo.
Essa moldagem diária da vida vai tornando cada ser humano diferente dos outros por todos esses motivos e ele não pode ser culpado pelo que se tornou, pois é uma consequência de uma série de fatores e acontecimentos, sentimentos, alegrias, tristezas, vitórias e derrotas que vão nos imprimindo marcas, produzindo pessoas mais ou menos trabalhadores, despreparados, competentes, cultas, perdedoras ou vitoriosas.
Cada pessoa possui uma história, uma razão que, se analisada, justificará o motivo pela qual ela se tornou o que é e só entendendo isso, aceitando-as como são, poderemos conviver melhor com o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO
Foi realizado com muito sucesso no dia 04 de Novembro o II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA - “POR UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS” – LOCAL: AUDITÓRIO DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO – ESCOLA NORMAL - REALIZAÇÃO: GOVERNO DE SERRA TALHADA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – no qual se fez presente na abertura o Prefeito Dr. Carlos Evandro, o Vice-Prefeito Luciano Duque, Secretário de Agricultura Rafael Fernandes, o Secretário de Educação Israel Alves que conduziu junto com sua equipe da SME, todo evento e, os Palestrantes Professor José Nivaldo Monteiro dos Santos (Tema: A Influência Comportamental no Ser Humano e Suas Implicações na Educação), Professora Francisca Raquel Cavalcanti César de Souza (Tema: Interdisciplinaridade no Cotidiano Escolar), Filósofo José Ayrton Monteiro (Tema: Ensino Integral – A nova perspectiva de organização do espaço escolar), Professora Rosaline C. P. Paixão (Tema: Indicadores de Qualidade na Educação Infantil), Professora Herica Karina Cavalcanti de Lima (Tema: Alfabetização e Letramento da Pré – Escola ao 5º Ano do Ensino Fundamental), Professor Diógenes Maclyne (Tema: Avaliações Sistêmicas Educacionais), Professor Wagner Dias Vasconcelos (Tema: A Tecnologia da Informação a Serviço do Educador), Professora Luciana Vieira Demery (Tema: Educação de Jovens e Adultos – Sucessos e Insucessos) e o Professor Paulo Roberto Souza Ramos (Tema: Educação Inclusiva). No evento se fez presente mais de 600 (seiscentos) educadores, tendo iniciado as 09h e sendo concluído as 18h30min.


Professor Nivaldo Monteiro, Prefeito de Serra Talhada Dr. Carlos Evandro, Vice-Prefeito Luciano Duque.


Professores Nivaldo Monteiro e Israel Alves - Secretário de Educação de Serra Talhada

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE OROBÓ - PE

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO  DE OROBÓ - PE
No dia 05 de Novembro de 2011, estaremos iniciando cursos de Pós-Graduação pela FACULDADE ANCHIETA, nesta cidade com apoio do Sr. Secretário de Educação do Município, Manoel Gomes Barbosa, que estava presente no Encontro do PAR - MEC em Pesqueira - PE e, em breve estarei realizando uma PALESTRA para os PROFESSORES da rede Municipal desta cidade.

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE
Capacitação para Educadores de Matemática do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal, no dia 24 de novembro de 2011, pelo PROFAE - Programa de Formação e Atualização Educacional.

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE
Palestra realizada no dia 29 de novembro de 2011 no CRAS - Serra Negra - Bezerros - PE - com a presença de jovens da comunidade e equipe profissional, Gestora, Assistente Social, Psicóloga, Professores e demais Assistentes.

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE
No dia 13 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, no – CEMAIC, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 120, aproximadamente.

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE
No dia 14 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, na ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 60, aproximadamente.

Reverência ao Destino

Reverência ao Destino
"Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião... Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer. Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias... Difícil é encontrar e refletir sobre os seus próprios erros. Fácil é fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir... Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer a verdade quando for preciso. Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a mesma... Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado... Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente conhece. Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã... Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e às vezes impetuosas, a cada dia que passa. Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar... Difícil é mentir para o nosso coração. ( ... ) ( Extraído do Livro Ágape - fls. 119/120 )

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL
José Roberval de Lima - Artista Plástico (81)91795913 E-mail: jrobeval@hotmail.com

CANTORES BEZERRENSES

CANTORES BEZERRENSES
WALTER LINS - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (081) 9660-2325

CHARLES ALEXANDRE - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (81)9124.5303 - E-mail: charles_alexandre2010@yahoo.com.br

MARCOS MONTEZ - CONTRATE, ligue para: (81)9646.6067 - (81)8825.0643 ou marcosmontez@bol.com.br