sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Felicidade

“É muito fácil ser extremamente infeliz. E não é difícil, é inteiramente impossível ser feliz.” – Arthur Schopenhauer
Durante as leituras diárias, onde busco saciar parte de minha fome por aprendizados, encontrei a frase acima e me dediquei a pensar sobre o assunto, tentando me lembrar se já havia conhecido alguém feliz.
Ainda quando criança, em uma fazenda no estado de São Paulo, conheci um trabalhador muito forte fisicamente, o pernambucano José Luiz, que era incapaz de responder uma pergunta, sobre qualquer assunto, sem dar um enorme sorriso, expondo dentes extremamente bonitos e sadios.
Rindo a cada frase, ele contava sobre um raio que caiu em sua casa, nas margens do rio Paranapanema, quando ele, todos os seus seis filhos, a esposa e a sogra caíram com o choque e agonizavam com a língua enrolada para dentro da garganta, o que antes eu não sabia que ocorria em uma descarga elétrica muito forte. Arrastando-se pelo chão da casa ele puxou a língua de todos e só a sogra, a que deixou por último, morreu.
Era uma gozação enorme, com todos os colonos da propriedade, que sabiam do ocorrido se lembravam que só sua sogra morreu. Percebia-se claramente, em diversas conversas dele e dos familiares, que ele gostava da sogra como da própria mãe, que por mais que parecesse ele não havia deixado a velha por último buscando propositadamente sua morte, mas que ela estava no quarto, mais distante dos outros e pela idade não resistiu.
Maior exemplo que conheci de felicidade, o José Luiz ria durante o trabalho, conversando, sempre, mas mesmo rindo, em conversas mais sérias mostrava diversas tristezas, infelicidades, como a morte da sogra. Não era feliz.
Pessoas milionárias nunca se satisfazem com seu patrimônio e mesmo com todo esse dinheiro, quando adoecem, se desesperam, pois só conseguem retardar, muitas vezes só vegetando, mas não escapam da morte. Pessoas saudáveis reclamam de uma simples gripe, as mulheres nunca estão satisfeitas com seu corpo ou seu cabelo, os homens estão sempre olhando para o lado e as buscas, em diversos aspectos, são incessantes para ambos.
Muitos, extremamente abençoados durante sua vida, são cultos, bonitos, ricos, frequentam os melhores espaços de lazer, são felizes por centenas de momentos, mas sempre possuem algum tipo de reclamação, de algo que gostariam de fazer ou que ocorresse, não estando satisfeitos com sua vida.
Outros, mesmo já tendo nascido com alguma dificuldade, física ou mental, são alegres, sorridentes, sendo comum inclusive recebermos e-mails com imagens de pessoas com problemas gravíssimos, dando exemplos de vida aos que nasceram e permanecem perfeitos, mas certamente seriam mais felizes se não possuíssem aquele problema.
Ao redor do mundo, milhões de pessoas sofrem por diversos motivos, como insegurança, drogas, guerra, fome, falta de água e escravidão, dando diariamente exemplos de que deveríamos estar muito satisfeitos com o que somos e temos. Por mais problemas ou dificuldades que tenhamos, elas sempre serão pequenas, se comparadas às de milhares de outras pessoas.
Baixando nosso olhar, em busca das ocorrências em nossa cidade, município, estado, país ou mundo, certamente teríamos que nos sentir envergonhados de possuir algo para reclamar e de não estarmos sempre muito felizes.
“Que se transfira o homem a um país utópico, em que tudo crescesse sem ser plantado, as pombas revoassem já assadas, e cada um encontrasse logo e sem dificuldade sua bem amada. Ali em parte os homens morrerão de tédio, ou se enforcarão, em parte promoverão guerras, massacres e assassinatos, para assim se proporcionar mais sofrimento do que o posto pela natureza.” diz ainda Schopenhauer.
Por nunca se sentirem satisfeitos, a felicidade acaba se tornando um objetivo inalcançável para os seres humanos.
João Bosco Leal
http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/11/18/felicidade/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO
Foi realizado com muito sucesso no dia 04 de Novembro o II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA - “POR UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS” – LOCAL: AUDITÓRIO DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO – ESCOLA NORMAL - REALIZAÇÃO: GOVERNO DE SERRA TALHADA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – no qual se fez presente na abertura o Prefeito Dr. Carlos Evandro, o Vice-Prefeito Luciano Duque, Secretário de Agricultura Rafael Fernandes, o Secretário de Educação Israel Alves que conduziu junto com sua equipe da SME, todo evento e, os Palestrantes Professor José Nivaldo Monteiro dos Santos (Tema: A Influência Comportamental no Ser Humano e Suas Implicações na Educação), Professora Francisca Raquel Cavalcanti César de Souza (Tema: Interdisciplinaridade no Cotidiano Escolar), Filósofo José Ayrton Monteiro (Tema: Ensino Integral – A nova perspectiva de organização do espaço escolar), Professora Rosaline C. P. Paixão (Tema: Indicadores de Qualidade na Educação Infantil), Professora Herica Karina Cavalcanti de Lima (Tema: Alfabetização e Letramento da Pré – Escola ao 5º Ano do Ensino Fundamental), Professor Diógenes Maclyne (Tema: Avaliações Sistêmicas Educacionais), Professor Wagner Dias Vasconcelos (Tema: A Tecnologia da Informação a Serviço do Educador), Professora Luciana Vieira Demery (Tema: Educação de Jovens e Adultos – Sucessos e Insucessos) e o Professor Paulo Roberto Souza Ramos (Tema: Educação Inclusiva). No evento se fez presente mais de 600 (seiscentos) educadores, tendo iniciado as 09h e sendo concluído as 18h30min.

Professor Nivaldo Monteiro, Prefeito de Serra Talhada Dr. Carlos Evandro, Vice-Prefeito Luciano Duque.

Professores Nivaldo Monteiro e Israel Alves - Secretário de Educação de Serra Talhada

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE OROBÓ - PE

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO  DE OROBÓ - PE
No dia 05 de Novembro de 2011, estaremos iniciando cursos de Pós-Graduação pela FACULDADE ANCHIETA, nesta cidade com apoio do Sr. Secretário de Educação do Município, Manoel Gomes Barbosa, que estava presente no Encontro do PAR - MEC em Pesqueira - PE e, em breve estarei realizando uma PALESTRA para os PROFESSORES da rede Municipal desta cidade.

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE
Capacitação para Educadores de Matemática do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal, no dia 24 de novembro de 2011, pelo PROFAE - Programa de Formação e Atualização Educacional.

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE
Palestra realizada no dia 29 de novembro de 2011 no CRAS - Serra Negra - Bezerros - PE - com a presença de jovens da comunidade e equipe profissional, Gestora, Assistente Social, Psicóloga, Professores e demais Assistentes.

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE
No dia 13 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, no – CEMAIC, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 120, aproximadamente.

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE
No dia 14 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, na ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 60, aproximadamente.

Reverência ao Destino

Reverência ao Destino
"Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião... Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer. Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias... Difícil é encontrar e refletir sobre os seus próprios erros. Fácil é fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir... Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer a verdade quando for preciso. Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a mesma... Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado... Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente conhece. Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã... Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e às vezes impetuosas, a cada dia que passa. Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar... Difícil é mentir para o nosso coração. ( ... ) ( Extraído do Livro Ágape - fls. 119/120 )

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL
José Roberval de Lima - Artista Plástico (81)91795913 E-mail: jrobeval@hotmail.com

CANTORES BEZERRENSES

CANTORES BEZERRENSES
WALTER LINS - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (081) 9660-2325

CHARLES ALEXANDRE - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (81)9124.5303 - E-mail: charles_alexandre2010@yahoo.com.br

MARCOS MONTEZ - CONTRATE, ligue para: (81)9646.6067 - (81)8825.0643 ou marcosmontez@bol.com.br