terça-feira, 16 de agosto de 2011

O QUE É A PSIQUIATRIA?

A psiquiatria é um ramo da medicina que se especializou no diagnóstico e tratamento da psicopatologia, bem como na reabilitação dos doentes mentais. O principal objectivo da intervenção psiquiátrica é o alívio dos sintomas associados à doença mental, recorrendo para isso a metodologias bioquímicas diversas - sobretudo medicamentos psicotrópicos, cuja especificidade lhes confere valor terapêutico, desde que criteriosamente prescritos (em regra, pelo médico com especialização em psiquiatria, e não pelo médico de clínica geral, como muitas vezes acontece) e também rigorosamente usados (pelo paciente).
Apesar de a psiquiatria ter raízes na Psicopatologia Kraepeliana - cujo objectivo era sobretudo a classificar [rotular] as doenças mentais - a psiquiatria moderna, enquanto disciplina científica que se soube actualizar, conjuga hoje as Técnicas Farmacológicas com os Modelos de Compreensão [empatia] da pessoa humana por detrás da doença.
Para isso, muito têm contribuído as ligações da psiquiatria com a psicologia, razão pela qual alguns psiquiatras possuem Formação Psicoterapêutica e/ou trabalham em complementaridade com Psicoterapeutas, o que permite avançar do ALÍVIO dos Sintomas para a RESOLUÇÃO das problemáticas afectivas que se escondem por detrás dos sintomas e da própria doença mental.
Sendo reconhecido que o alívio dos sintomas (através dos medicamentos psicotrópicos) pode ajudar e potenciar o próprio processo psicoterapêutico (sobretudo em perturbações psicóticas, em fase aguda), casos há em que isso não é verdade - nesses casos, o alívio ou desaparecimento RÁPIDO dos sintomas, longe de significar o desaparecimento da patologia, vem implicar sim um ATRASO na detecção e tratamento das suas verdadeiras causas (o que pode levar a que doença se torne crónica e/ou se torne numa parte da própria personalidade do paciente).
Por tudo isto, os psiquiatras modernos e actualizados procuram chegar ao Diagnóstico Etiológico correcto (que significa procurar a Causa), em vez de rapidamente tentarem fazer desaparecer os Sintomas que são, muitas vezes, os sinais de alerta de doenças mentais graves.
Por exemplo, a INSÓNIA é uma das mais frequentes perturbações do sono: o paciente queixa-se que não dorme bem, não consegue adormecer, acorda a meio da noite ou não consegue mesmo dormir - ora, quase sempre, existem razões do foro emocional que motivam a impossibilidade de usufruir de um sono saudável e reparador. Ainda assim, para a Insónia (tal como para outras perturbações) existem 2 tipos de terapêuticas:
A) A Terapêutica Sintomática - que significa eliminar rapidamente a Insónia e dessa forma eliminar o interesse (do paciente) e a possibilidade (do médico) de investigar a causa da Insónia; o que acontece é que, como a causa persiste, o sintoma pode regressar com maior intensidade ("exigindo" outras doses ou tipologias medicamentosas), ou apenas transmutar-se em outro tipo de sintoma (perturbação alimentar, da atenção, etc.).
B) A Terapêutica Etiológica - que significa investigar em profundidade a causa da Insónia, muitas vezes ligada a um sofrimento mental profundo (Luto Patológico, Depressão, Ansiedade de Separação, etc.); outras vezes a Insónia pode ser o indicador precoce de uma doença mental de tipo psicótico. Só a investigação da causa o pode determinar.
A Terapêutica Sintomática é eficaz, mas não é eficiente, podendo mesmo ser perigosa - embora o seu perigo tenda a passar despercebido, já que se enquadra perfeitamente na modalidade sócio-cultural hoje em voga: «Se é rápido, é bom...», para além de se encaixar nas políticas de saúde das instituições ("rapidez, rapidez") e de muitas vezes corresponder ao "pedido" do paciente (que deseja ignorar, e não enfrentar ou resolver as problemáticas que verdadeiramente o afligem).
Os medicamentos psicotrópicos são aliados terapêuticos muito importantes do psiquiatra, mas não são ou não devem ser formas "estatutariamente legalizadas" para a promoção de farmaco-dependências e farmaco-manias "cientificamente permitidas". Até porque sabemos hoje que a Dependência e a Mania (que é ela própria a negação da dependência) são os pólos entre os quais transcorre a Doença Mental.
É, portanto, fundamental sublinhar que os psiquiatras não são promotores de dependência, ou seja, não são "farmaco-passadores" (ou, humoristicamente, "Dealers Legalizados"); porque a Psiquiatria («Psiché» + «iatreía») não vai no sentido da doença («Pathos»), mas sim no sentido da cura («iatreía») da psique.
Hoje em dia, os psiquiatras trabalham em conjunto com os psicoterapeutas para dar uma resposta mais ampla e completa às necessidades terapêuticas de cada paciente. 
http://www.espacopsique.com/Psiquiatria%20Principal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO
Foi realizado com muito sucesso no dia 04 de Novembro o II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA - “POR UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS” – LOCAL: AUDITÓRIO DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO – ESCOLA NORMAL - REALIZAÇÃO: GOVERNO DE SERRA TALHADA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – no qual se fez presente na abertura o Prefeito Dr. Carlos Evandro, o Vice-Prefeito Luciano Duque, Secretário de Agricultura Rafael Fernandes, o Secretário de Educação Israel Alves que conduziu junto com sua equipe da SME, todo evento e, os Palestrantes Professor José Nivaldo Monteiro dos Santos (Tema: A Influência Comportamental no Ser Humano e Suas Implicações na Educação), Professora Francisca Raquel Cavalcanti César de Souza (Tema: Interdisciplinaridade no Cotidiano Escolar), Filósofo José Ayrton Monteiro (Tema: Ensino Integral – A nova perspectiva de organização do espaço escolar), Professora Rosaline C. P. Paixão (Tema: Indicadores de Qualidade na Educação Infantil), Professora Herica Karina Cavalcanti de Lima (Tema: Alfabetização e Letramento da Pré – Escola ao 5º Ano do Ensino Fundamental), Professor Diógenes Maclyne (Tema: Avaliações Sistêmicas Educacionais), Professor Wagner Dias Vasconcelos (Tema: A Tecnologia da Informação a Serviço do Educador), Professora Luciana Vieira Demery (Tema: Educação de Jovens e Adultos – Sucessos e Insucessos) e o Professor Paulo Roberto Souza Ramos (Tema: Educação Inclusiva). No evento se fez presente mais de 600 (seiscentos) educadores, tendo iniciado as 09h e sendo concluído as 18h30min.


Professor Nivaldo Monteiro, Prefeito de Serra Talhada Dr. Carlos Evandro, Vice-Prefeito Luciano Duque.


Professores Nivaldo Monteiro e Israel Alves - Secretário de Educação de Serra Talhada

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE OROBÓ - PE

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO  DE OROBÓ - PE
No dia 05 de Novembro de 2011, estaremos iniciando cursos de Pós-Graduação pela FACULDADE ANCHIETA, nesta cidade com apoio do Sr. Secretário de Educação do Município, Manoel Gomes Barbosa, que estava presente no Encontro do PAR - MEC em Pesqueira - PE e, em breve estarei realizando uma PALESTRA para os PROFESSORES da rede Municipal desta cidade.

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE
Capacitação para Educadores de Matemática do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal, no dia 24 de novembro de 2011, pelo PROFAE - Programa de Formação e Atualização Educacional.

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE
Palestra realizada no dia 29 de novembro de 2011 no CRAS - Serra Negra - Bezerros - PE - com a presença de jovens da comunidade e equipe profissional, Gestora, Assistente Social, Psicóloga, Professores e demais Assistentes.

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE
No dia 13 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, no – CEMAIC, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 120, aproximadamente.

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE
No dia 14 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, na ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 60, aproximadamente.

Reverência ao Destino

Reverência ao Destino
"Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião... Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer. Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias... Difícil é encontrar e refletir sobre os seus próprios erros. Fácil é fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir... Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer a verdade quando for preciso. Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a mesma... Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado... Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente conhece. Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã... Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e às vezes impetuosas, a cada dia que passa. Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar... Difícil é mentir para o nosso coração. ( ... ) ( Extraído do Livro Ágape - fls. 119/120 )

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL
José Roberval de Lima - Artista Plástico (81)91795913 E-mail: jrobeval@hotmail.com

CANTORES BEZERRENSES

CANTORES BEZERRENSES
WALTER LINS - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (081) 9660-2325

CHARLES ALEXANDRE - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (81)9124.5303 - E-mail: charles_alexandre2010@yahoo.com.br

MARCOS MONTEZ - CONTRATE, ligue para: (81)9646.6067 - (81)8825.0643 ou marcosmontez@bol.com.br