domingo, 29 de maio de 2011

A vista da praia

João Bosco Leal
http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/05/20/a-vista-da-praia/

Uma propaganda de whisky divulgada atualmente, mostra uma frase de seu protagonista, o navegador Amyr Klink, que diz: “Quanto mais mares você atravessa, mais bonita é a vista da praia”.
Em meus pensamentos, comecei a velejar como Amyr, por diversas situações da vida, e perceber como é real o que ele sintetiza nessa única frase, pois não me lembro de uma única saída do porto, cujo retorno não foi maravilhoso.
A vida nos apresenta infinitos tipos de partidas, físicas ou mentais, e igual número de retornos, muito mais emocionantes que as partidas. Nossa primeira saída da casa de nossos pais, aquela para dormir na casa de um amiguinho, era muito aguardada, uma aventura e tanto, mas o retorno certamente foi melhor.
Em busca de uma melhor formação, partimos para outras cidades, moramos com amigos, em repúblicas, pensionatos, kitchnetes, ou mesmo em apartamentos alugados ou próprios. Mas nada era igual à casa de nossos pais, para onde voltávamos nas férias. Nossa cama, nossos pais e avós, os irmãos, os amigos e as antigas namoradas, nos proporcionavam sentimentos inigualáveis, muito mais intensos do que a vontade de morar só, de ser dono do próprio tempo.
Mesmo os reencontros virtuais, hoje possíveis pelas redes sociais, são muito gratificantes. Por eles sabemos de amigos que se distanciaram por motivos diversos, moram em cidades, estados e até em países diferentes, concluíram ou não seus estudos, se casaram, tiveram filhos e hoje já são avós.
E mesmo com toda essa distância, muitos desses amigos são agora capazes de postar fotos de nossa infância, juventude, bagunças, das famílias que constituíram, dos casamentos que não tiveram continuidade, dos novos relacionamentos, enfim, de nossas vidas, passadas e atuais.
Essas fotos são capazes de nos proporcionar sentimentos maravilhosos, lembranças, amizade e carinho por pessoas sobre as quais não possuíamos mais nenhuma informação.
As dificuldades ultrapassadas durante a vida, sejam elas físicas ou emocionais também nos proporcionam sentimentos de alegria quando são solucionadas. Problemas que parecem insolúveis acabam sendo resolvidos, de uma ou de outra forma, mais ou menos satisfatória, mas são solucionados, e também nos proporcionam outro tipo de sentimento, o da tranquilidade.
A mesma tranquilidade sentida pelo navegador em alto mar, quando acaba a tempestade que o deixara ansioso, ou quando encontra uma ilha onde poderá se reabastecer de mantimentos e água potável. Ao partir, ele pensava levar os suprimentos suficientes para sua viagem, mas a tempestade enfrentada desviou e aumentou seu curso. Qualquer reabastecimento lhe dará as condições necessárias para continuar sua viagem com maior sentimento de paz, tranquilidade.
Se não houvessem as dificuldades, as tristezas e os afastamentos, não ocorreriam as soluções, as alegrias e os reencontros, que tanto nos alegram, e estimulam a continuar remando, navegando, no mar da vida.
A vida necessita sempre ser reabastecida de sentimentos alegres, que não poderiam existir sem a partida anterior, a ausência, e agora o reencontro, a nova e maravilhosa visão da praia, para aquele que estava no mar.

A justiça pode ser justa

João Bosco Leal
http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/05/23/a-justica-pode-ser-justa/

Pela imprensa tenho acompanhado o desenrolar do processo movido contra o ex-diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional – FMI , Dominique Strauss-Kahn, que tramita na Suprema Corte do Estado de Nova York, onde foi indiciado sob sete acusações de violência sexual contra uma camareira do hotel onde se hospedava.
A importância do cargo ocupado por DSK agitou a economia do mundo todo, com a desvalorizações de moedas e movimentos agitados nas maiores bolsas de valores do mundo, além de apostas variadas nas suas consequencias.
Mesmo enquanto sua renuncia formal não ocorria, as especulações em torno do nome de seu sucessor já agitavam vários governos, principalmente europeus, preocupados com o possível atraso nas decisões do FMI em relação ao socorro financeiro que seria dado aos países em dificuldades naquele continente.
Outros, como o Brasil através do Ministro Guido Mantega, se manifestaram pleiteando o cargo para um membro de um país dentre os chamados emergentes, principalmente do grupo que ficou conhecido como BRIC.
Toda essa movimentação me levou a fazer alguns questionamentos e suposições, sobre se o fato realmente teria ocorrido, ou se por trás de tudo poderia estar ocorrendo alguma grande armação política promovida por interesses contrariados.
Uma pessoa com um dos cargos mais cobiçados do mundo certamente não atingiu esse posto sendo pouco competente, ou não sabendo como se comportar nas mais diversas situações que, é claro, vivencia.
Oportunidades de todas as espécies devem lhe ser apresentadas em todos os lugares por onde passa, desde aquelas envolvendo corrupção, às sexuais, logicamente num nível bem superior ao de uma camareira, e ele deve saber que por trás de qualquer dessas situações pode estar uma armadilha.
O que me chamou mais a atenção no caso, além de todas essas possibilidades, foi a demonstração dada novamente pela justiça norte-americana de que, naquele país, a justiça é para todos. Não importa a nacionalidade, a posição social ou econômica, todos estão sujeitos às mesmas leis.
Em qualquer lugar deveria ser assim, mas não é o que ocorre, por exemplo, em nosso país. Milhares os casos de conhecimento dos que sabem ler e escrever ou que possuam em sua casa um rádio ou uma televisão demonstram que no Brasil é diferente.
Os veículos de comunicação, de concessão exclusiva do governo federal, que deveriam ser utilizados para dar informação, lazer e cultura à população, em sua grande maioria são de propriedade dos políticos que mais burlam as leis ou de quem lhes presta serviços e defendem seus interesses, deixando de veicular muita coisa.
Os acusados pelo Mensalão do PT poderão sequer ser julgados por prescrição de seus crimes. A extradição de Césare Battisti será novamente discutida pelo STF porque Lula, legalmente apontado como quem poderia extraditá-lo não o fez, provocando um novo pedido de seu país.
Saqueadores dos cofres públicos nunca são condenados a devolver o dinheiro roubado e acusados já presos, como o cirurgião que molestava sexualmente suas pacientes anestesiadas, são liberadas da prisão para responder o processo em liberdade e fogem do país.
A corrupção se alastrou tanto que o governo já não é capaz sequer de impedir o uso de celulares nas prisões, nem por aqueles com poder financeiro suficiente para corromper apenas um único carcereiro.
A justiça brasileira está à serviço exclusivo dos que, mesmo culpados e condenados, podem pagar para por ela serem beneficiados.

A busca pela realização dos sonhos

João Bosco Leal
http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/05/27/a-busca-pela-realizacao-dos-sonhos/

Desde os tempos mais remotos conhecidos da história o homem busca alternativas para construir um mundo melhor para si, seus filhos e netos.
Analisando qualquer dos meios utilizados para isso, sejam físicos, econômicos, científicos, médicos, emocionais ideológicos ou religiosos, percebemos que a busca do homem é sempre a mesma: uma vida mais feliz.
Fatos históricos como o descobrimento ou a invasão de novos territórios, saques, crimes e até guerras sempre ocorreram por motivos religiosos ou em busca de riquezas e poder.
Os homens acreditavam, e muitos ainda acreditam, que mesmo ocorrendo muitas mortes para se atingir esse objetivo, quando de posse daquele território, daquela riqueza, ou imposta sua religião como a única, teriam um futuro melhor, mais abundante, pacífico e feliz.
Sabendo serem mortais, Imperadores e Faraós mandavam construir seus próprios jazigos com muitos ambientes e salas onde guardavam fortunas, acreditando que em uma provável e desconhecida vida posterior à morte poderiam continuar poderosos com seus tesouros.
O homem também sempre buscou prolongar sua vida, motivo pelo qual recorreu a pagés, curandeiros, magos, bruxos e aos médicos e cientistas atuais, que estão conseguindo realizar grande parte dessa ambição.
Cada vez mais as doenças estão matando menos, e os remédios prorrogando o fim e diminuindo o sofrimento daqueles para quem ainda não se conseguiu a cura.
Cientistas buscam incansavelmente derrotar as doenças e deficiências humanas com novos tratamentos, transplantes de órgãos, de medula óssea ou gerando novas vidas com fertilizações in-vitro, transferência de embriões e mais recentemente com clonagens.
A utilização das novas tecnologias permite retardar o envelhecimento, proporcionam uma melhor qualidade de vida e certamente isso ocorrerá cada vez mais.
Os pais, sabendo dos riscos e dificuldades que a vida imporá a seus filhos, mesmo que inconscientemente, adiam o quanto podem os primeiros vôos solo, sonhando com uma vida perfeita para as ‘crianças’.
Nada convence os amantes, simples mortais, da impossibilidade de viver sua paixão eternamente e que o máximo que conseguirão, como dizia o poeta, é “que seja eterno enquanto dure’.
Ideologias políticas e muitos outros sonhos dos jovens tornam-se motivo de desilusão destes e descrédito dos políticos, que deveriam discutir leis e regimes que proporcionassem menor desigualdade e melhor qualidade de vida da população que os elegeu, mas só buscam os próprios interesses.
Em muitos países do oriente médio e da África alguns líderes utilizam falsas afirmações religiosas, distorcendo textos tidos como sagrados por aquelas populações, para com isso submetê-los às suas determinações. Alguns de seus seguidores chegam a se implodir envoltos em bombas, acreditando na promessa de que essa atitude os levará a uma nova vida, nababesca e repleta de mulheres virgens à sua disposição.
O poder e a religião são veículos utilizados para o que durante séculos foi e permanecerá sendo a real, eterna e única busca do homem: a realização de seus sonhos.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Nossos tropeços e alternativas

João Bosco Leal
http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/05/13/nossos-tropecos-e-alternativas/
 
A vida nos prega peças, dá sustos, tombos, arranha, machuca, mas também nos oferece opções variadas de saídas para cada situação.
Quando deitados podemos nos levantar devagar, virando de lado, sentando, ficando de quatro, e alternando posições até que tenhamos ficado eretos, ou podemos nos levantar de um único salto.
Com a idade aprendemos que devemos nos levantar mais lentamente, até espreguiçando antes, pois os movimentos bruscos podem provocar mal jeito e dores.
Em detalhes simples como este, hoje percebo claramente que em todas as situações que me ocorreram durante a vida, de lazer ou de trabalho, em momentos de tristeza ou de alegria, sempre foi possível reagir ou decidir de modo diferente do que fiz. Por minha opção, certa ou errada, reagi desta ou daquela maneira, tomei esta ou aquela decisão, mas as escolhas sempre foram possíveis.
As alternativas se apresentam em caminhos mais fáceis ou mais difíceis, mais lentos ou mais rápidos, dentro ou fora da lei. As escolhas são de cada um, que no futuro serão os únicos responsáveis pelas consequências destas.
Permanecer sentado após um simples tombo numa partida de futebol, olhando para um lado e outro, como sem saber o que fazer, só o fará perder o jogo. Enquanto está sentado, seu oponente se aproxima do gol. Não há outra alternativa. Não se pode abandonar o jogo. Caiu, precisa levantar e continuar jogando.
Enquanto caímos brincando, existem pessoas que tomam tombos muito maiores, físicos ou emocionais, se machucam muito, mas nem por isso deixam de viver, de lutar.
Não é necessário abaixar muito o olhar para perceber quantas pessoas estão em situações mais difíceis e complexas que a sua, mas nem por isso estão olhando para trás ou para os lados, olham para a frente e seguem.
Essa semana recebi um vídeo de um jovem chinês que sem os braços, tocava piano com os pés. Fazia isso com tanta perfeição, que o público e os jurados do concurso que participava choraram ao ver sua apresentação. Questionado sobre o que o levou a tocar com os pés e como começou, ele respondeu: ‘Eu queria, e se eu quero eu posso’.
Outro vídeo mostrava a entrevista de uma senhora, agora já avó, que havia se tornado a primeira índia tenente do exército brasileiro. Em um de seus relatos ela contava que ao sair de casa um dia bem cedo, para caminhar fazendo exercícios, foi perseguida. Como não conseguiu correr o suficiente para fugir, chegou a ser agarrada por um tarado que só a deixou porque outro homem passava e a salvou.
No dia seguinte, às cinco e meia da manhã ela estava novamente na rua, mas agora treinando correr, o que nunca havia feito, e em três meses já corria profissionalmente, representando um clube, e com patrocinadores.
Enquanto muitos reclamam, algumas pessoas buscam encontrar, em suas dificuldades, uma saída para uma vida diferente, onde ainda poderão enfrentar problemas, mas não mais aqueles que já foram superados.
Se seu propósito for o de vencer os obstáculos apresentados, sejam físicos, emocionais, financeiros, ou de qualquer outra ordem, logo encontrará uma saída, que o levará a um ponto antes não imaginado possível, que só se tornou visível e real exatamente porque o obstáculo apresentado o obrigou a buscar alternativas.
As facilidades e as repetições diárias nos impedem de pensar, buscar alternativas, mas as dificuldades nos ajudam, fazem crescer e sem elas ficamos como e onde estamos.

Ninguém é substituível

João Bosco Leal
http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/05/16/ninguem-e-substituivel/

Em um e-mail recebido de uma leitora, havia uma mensagem com o título ‘Ninguém é substituível’, que me chamou a atenção por ser exatamente o oposto do que sempre ouvimos ou dizemos.
Em uma reunião de diretoria de uma empresa o presidente havia dito, em tom ameaçador, o tradicional -ninguém é insubstituível-, causando pânico em todos os dirigentes presentes, mas um deles se levantou e, pedindo a palavra, perguntou: e Beethoven? Quem o substituiu?
Continuando, aquele diretor disse: As grandes empresas como a nossa sempre falam em descobrir e reter talentos mas no fundo continuam tratando seus profissionais como peças dentro da organização, que quando uma sai, quebra ou falha, é só substituí-la para que toda a engrenagem continue funcionando normalmente, e muitas vezes até melhor, por agora contar com peças novas.
Dando ainda mais exemplos, perguntou quem substituíra Ayrton Senna, Frank Sinatra, Elvis Presley, Gandhi, Santos Dumont, Thomas Edson, Tom Jobim, Picasso, Einstein…, e após uma pausa disse que todos os citados haviam brilhado fazendo o que gostavam e sabiam fazer bem, marcando com isso seu nome na história e, portanto, eram sim insubstituíveis.
Lembrou ainda que ninguém se preocupava, ou mesmo se importava, em saber se Beethoven era surdo, Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico ou Elvis paranóico , mas sim de poder apreciar o resultado de suas obras talentosas, fossem sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis ou melodias inesquecíveis.
“Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo…, mas posso fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso. Algumas pessoas me amarão, e outras me odiarão pelo que sou, mas assim é a vida”, disse o jovem, sugerindo que todos deveríamos nos acostumar a isso.
Todo esse comentário foi feito para, discordando do presidente da empresa, mostrar a ele que cada um dos presentes podia sim ter seus defeitos, mas também possuía qualidades e que estas eram as que deveriam ser melhor aproveitadas pela empresa.
Hoje, já bem diferente do jovem que pensava tudo saber, reconheço ser uma pessoa com infinitos defeitos, milhares que já descobri e outros milhares que ainda não consigo ver, mas que provavelmente outros enxergam, e algum dia também enxergarei.
A vida vai nos mostrando que sempre poderemos aprender algo mais, que sabemos sempre pouco, e vai nos dando também a humildade necessária para, compreendendo isso, buscarmos um crescimento dentro da engrenagem geral.
Essa engrenagem não se movimenta só, precisa da partida, e depois desse início, cada um vira um pouco e com sua rotação gira o vizinho, que também ajudará na virada de outro e assim por diante. Dessa forma o homem inventou a lâmpada e chegou ao que hoje possuímos, em menos de 150 anos.
Para isso foi necessária a existência de milhares de homens capazes de criar, desde cabos elétricos, automóveis, aviões, poesias, computadores, vacinas, equipamentos médicos de última geração, mas também daqueles responsáveis pela limpeza das fábricas e das salas cirúrgicas, cada um fazendo o que sabia, e o que podia fazer.
Devemos ter consciência de nossas qualidades e importância, nos orgulhar de fazer parte da engrenagem que permite aos criadores criar, para depois usufruirmos dessa criação e com leituras, observações e escritos, divulgá-la para que se alastre e se perpetue.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

A política e a prostituição

João Bosco Leal
 http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/05/02/a-politica-e-a-prostituicao/

 Ronald Reagan, Presidente dos Estados Unidos de 1981 a 1989, em determinada ocasião disse: “Imagina-se que a política seja a segunda profissão mais antiga do mundo. Mas creio que tem muita semelhança com a mais antiga de todas”.
A direção nacional do PT readmitiu no partido o Sr. Delúbio Soares, um dos 38 acusados no processo,’ que tramita no Supremo Tribunal Federal, com previsão de julgamento em 2012
André Vargas, Secretário de Comunicação do Partido dos Trabalhadores, já havia declarado que “Nenhum de nós tem condição moral ou política de dizer que ele não pode militar no PT”, e o novo presidente do partido, Rui Falcão declarou que “‘Não existe expulsão perpétua”.
O Ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, relator do processo, alertou recentemente que alguns dos envolvidos no caso do ‘Mensalão do PT’ não serão sequer julgados, pois prescreverá a acusação contra os mesmos antes que ocorra o julgamento, tantos são os artifícios protelatórios usados pela defesa.
Contrariando a presidente Dilma Rousseff que apoiava outro nome, José Dirceu, ex-chefe da Casa Civil e hoje comandante da ala paulista do partido, realizou articulações e facilmente conseguiu eleger o novo presidente do partido até 2013, Rui Falcão, em substituição a José Eduardo Dutra que renunciou por motivo de saúde, mostrando a força que possui no partido, apesar de ser acusado, no mesmo processo, de ser o chefe e mentor do grupo.
Diversos acusados de corrupção e outros crimes, que haviam sido impedidos de tomar posse pela chamada Lei da Ficha Limpa já assumiram seus cargos como deputados e senadores.
Renan Calheiros, que em 2007 renunciou à presidência do Senado quando acusado de quebra do decoro parlamentar, em um processo onde era suspeito de utilizar ‘laranjas’ na aquisição de veículos de comunicação, agora foi eleito membro do Conselho de Ética do Senado.
José Genoino, acusado de ser o avalista das operações bancários do mensalão, ressurgiu como ‘Assessor Especial’ do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, como que por pura provocação aos militares brasileiros, que o prenderam quando participava da Guerrilha do Araguaia.
Na semana passada, Roberto Requião tomou o gravador de um repórter que lhe perguntou sobre seu salário como ex-governador e só o devolveu com a memória vazia. Com a repercussão sobre a agressão, alega que, como Senador da República, está sofrendo bullyng pela imprensa brasileira.
Sarney, acusado de diversas irregularidades como Presidente do Senado e que declara haver reassumido o posto como um ‘sacrifício’, diz que a atitude do senador não foi nada mais que um simples momento de ira, e que nada significou, não se tratando de impedimento da liberdade de imprensa.
No Brasil atual, a política, segunda profissão mais antiga do mundo, em sua grande maioria, só é realizada por pessoas filhas da primeira.

O exemplo de patriotismo

João Bosco Leal
http://www.joaoboscoleal.com.br/2011/05/06/o-exemplo-de-patriotismo/
Com a morte de seus cidadãos em ataques simultâneos e sem nenhuma chance de defesa na maior ação terrorista da história dos Estados Unidos, Osama Bin Laden mostrou ao mundo a vulnerabilidade da segurança daquele país. Foi como se criminosos invadissem uma residência e, na presença dos pais indefesos estuprassem, ou agredissem seus filhos.
Dez anos depois o Presidente Barack Obama informou ao mundo que os norte americanos haviam matado Bin Laden em seu atual refúgio, o Paquistão, país acusado de dar cobertura aos terroristas da rede Al-Qaeda, pagando assim, na mesma moeda, a morte dos americanos em seu território, e milhares de americanos passaram a noite nas ruas comemorando.
Estava confirmada a tradição segundo a qual ao se agredir um único americano todo o país virá em sua defesa, e Bin Laden havia provocado a morte de milhares dentro de seu próprio território. Empunhando bandeiras, lenços, camisas, saias, calças ou qualquer outra peça de roupa com as cores da bandeira as comemorações dos americanos ocorreram em todo o seu território e se espalharam pelo mundo. Onde houvesse um americano, ele vestia algum tecido com as cores de sua bandeira e saia às ruas comemorando a morte do terrorista.
Como violência gera violência, essa morte muito provavelmente provocará retaliação e mais sangue será derramado, mas não é esse o ponto que pretendo aqui discutir. O que me encanta é o patriotismo norte americano, e me entristece a falta de patriotismo de nossa população.
No Brasil poucos são os que, atualmente, conhecem sequer a letra do hino nacional, ou conseguem cantá-lo sem ler a letra. Nas escolas o hino não é ensinado, e as crianças não o cantam. Percorre-se o país de norte e sul e não se encontra uma só bandeira brasileira hasteada. Salvo raras exceções, nem mesmo nos órgãos públicos.
A política externa brasileira do governo Lula priorizou ligações com países dirigidos por companheiros ideológicos, em detrimento dos reais interesses da nação. Permitiu que a Bolívia se apropriasse das refinarias da Petrobrás naquele país, renegociou um contrato vigente entre Brasil e Paraguai, triplicando o custo da energia proveniente de Itaipú, e buscava aumentar o comércio com países que sequer possuem grande população ou poder aquisitivo.
Em busca de um sonho pessoal de conseguir um assento no Conselho de Segurança da ONU, Lula ordenou e o Brasil está construindo aeroportos e hotéis em Cuba, uma rede de distribuição de energia ligando Itaipú a Assunção, no Paraguai, perdoou milhões em dívidas e distribuiu outros milhões em diversos países africanos.
Nesse governo os companheiros ideológicos mais radicais, em ações criminosas e usando como massa de manobra os chamados ‘Movimentos Sociais’, invadiram e destruíram prédios públicos, propriedades privadas, produtivas, plantações, campos de experiências científicas, a própria Câmara dos Deputados e, além de ninguém haver siso responsabilizado, receberam cada vez mais dinheiro do governo federal.
Pessoas naturais de países onde já não existe uma só floresta natural, vieram ao Brasil protestar contra a construção de Usinas Hidrelétricas e desmatamento, e aqui foram recebidos por ministros e pelo próprio Presidente da República, quando em seus países extraditam estrangeiros que opinam sobre assuntos internos.
Precisamos defender, dentro e fora do país, o que é brasileiro, seja um ser humano ou um bem material. Ensinar nosso hino às crianças, contar sobre Lampião, Tiradentes, Deodoro e tantos outros, nossos bandidos e nossos heróis, nossa verdadeira história, para que a juventude a conheça, e dela se orgulhe.
Com nossos jovens conhecendo somente o comportamento de nossos políticos e a história atual, em poucas décadas os brasileiros terão vergonha de se declarar como tal.

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO

SERRA TALHADA - PE - II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO
Foi realizado com muito sucesso no dia 04 de Novembro o II FÓRUM DE AÇÕES ARTICULADAS NA EDUCAÇÃO DE SERRA TALHADA - “POR UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS” – LOCAL: AUDITÓRIO DO COLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO – ESCOLA NORMAL - REALIZAÇÃO: GOVERNO DE SERRA TALHADA - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – no qual se fez presente na abertura o Prefeito Dr. Carlos Evandro, o Vice-Prefeito Luciano Duque, Secretário de Agricultura Rafael Fernandes, o Secretário de Educação Israel Alves que conduziu junto com sua equipe da SME, todo evento e, os Palestrantes Professor José Nivaldo Monteiro dos Santos (Tema: A Influência Comportamental no Ser Humano e Suas Implicações na Educação), Professora Francisca Raquel Cavalcanti César de Souza (Tema: Interdisciplinaridade no Cotidiano Escolar), Filósofo José Ayrton Monteiro (Tema: Ensino Integral – A nova perspectiva de organização do espaço escolar), Professora Rosaline C. P. Paixão (Tema: Indicadores de Qualidade na Educação Infantil), Professora Herica Karina Cavalcanti de Lima (Tema: Alfabetização e Letramento da Pré – Escola ao 5º Ano do Ensino Fundamental), Professor Diógenes Maclyne (Tema: Avaliações Sistêmicas Educacionais), Professor Wagner Dias Vasconcelos (Tema: A Tecnologia da Informação a Serviço do Educador), Professora Luciana Vieira Demery (Tema: Educação de Jovens e Adultos – Sucessos e Insucessos) e o Professor Paulo Roberto Souza Ramos (Tema: Educação Inclusiva). No evento se fez presente mais de 600 (seiscentos) educadores, tendo iniciado as 09h e sendo concluído as 18h30min.


Professor Nivaldo Monteiro, Prefeito de Serra Talhada Dr. Carlos Evandro, Vice-Prefeito Luciano Duque.


Professores Nivaldo Monteiro e Israel Alves - Secretário de Educação de Serra Talhada

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE OROBÓ - PE

PROFESSOR NIVALDO MONTEIRO E MANOEL GOMES - SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO  DE OROBÓ - PE
No dia 05 de Novembro de 2011, estaremos iniciando cursos de Pós-Graduação pela FACULDADE ANCHIETA, nesta cidade com apoio do Sr. Secretário de Educação do Município, Manoel Gomes Barbosa, que estava presente no Encontro do PAR - MEC em Pesqueira - PE e, em breve estarei realizando uma PALESTRA para os PROFESSORES da rede Municipal desta cidade.

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE

CAPACITAÇÃO - Do Lúdico ao Abstrato: Formação de Conceitos Matemáticos - CASINHAS - PE
Capacitação para Educadores de Matemática do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal, no dia 24 de novembro de 2011, pelo PROFAE - Programa de Formação e Atualização Educacional.

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE

PALESTRA - DROGAS: UM CAMINHO SEM VOLTA - CRAS - SERRA NEGRA - BEZERROS - PE
Palestra realizada no dia 29 de novembro de 2011 no CRAS - Serra Negra - Bezerros - PE - com a presença de jovens da comunidade e equipe profissional, Gestora, Assistente Social, Psicóloga, Professores e demais Assistentes.

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE

PALESTRA NO CEMAIC - BEZERROS - PE
No dia 13 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, no – CEMAIC, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 120, aproximadamente.

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE

PALESTRA NA ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA - ENCRUZILHADA - BEZERROS - PE
No dia 14 de dezembro de 2011 em - BEZERROS - PE, foram realizadas as PALESTRAS com os TEMAS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA e DROGAS NA ADOLESCÊNCIA: UM CAMINHO SEM VOLTA, na ESCOLA MUNICIPAL NELSON CASTANHA, na qual fizeram-se presentes Professores e alunos do Ensino Fundamental II, num total de 60, aproximadamente.

Reverência ao Destino

Reverência ao Destino
"Falar é completamente fácil, quando se tem palavras em mente que expressem sua opinião... Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer. Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias... Difícil é encontrar e refletir sobre os seus próprios erros. Fácil é fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir... Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer a verdade quando for preciso. Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre a mesma... Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer. Fácil é demonstrar raiva e impaciência quando algo o deixa irritado... Difícil é expressar o seu amor a alguém que realmente conhece. Fácil é viver sem ter que se preocupar com o amanhã... Difícil é questionar e tentar melhorar suas atitudes impulsivas e às vezes impetuosas, a cada dia que passa. Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar... Difícil é mentir para o nosso coração. ( ... ) ( Extraído do Livro Ágape - fls. 119/120 )

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL

UM ARTISTA BEZERRENSE QUE É DESTAQUE NACIONAL
José Roberval de Lima - Artista Plástico (81)91795913 E-mail: jrobeval@hotmail.com

CANTORES BEZERRENSES

CANTORES BEZERRENSES
WALTER LINS - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (081) 9660-2325

CHARLES ALEXANDRE - CANTOR / COMPOSITOR - CONTRATE: (81)9124.5303 - E-mail: charles_alexandre2010@yahoo.com.br

MARCOS MONTEZ - CONTRATE, ligue para: (81)9646.6067 - (81)8825.0643 ou marcosmontez@bol.com.br